NASA desliga o seu último mainframe

A era dos computadores gigantes terminou para a NASA. A agência espacial americana acaba de aposentar o seu último mainframe, um IBM Z9, que tem tamanho equivalente ao de uma geladeira.


Linda Cureton, CIO da NASA, descreve os mainframes como "grandes computadores conhecidos por serem confiÁveis, seguros e poderosos". Ela reconhece que eles são ótimos equipamentos e que ainda têm o seu lugar, mas destaca que "as coisas precisam mudar".


Agora, o IBM Z9 serÁ substituído por equipamentos menores baseados em Linux e UNIX, que também são mais fÁceis de manusear e mais rÁpidos. A agência, no entanto, não divulgou o que farÁ com a mÁquina aposentada.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Em um remake, você quer:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.