Governo vai testar "Internet 0800" no Brasil

A partir de março, começam os primeiros testes com um novo modelo de acesso à Internet, semelhante aos telefones com prefixo 0800, nos quais o custo da ligação é pago pela empresa prestadora do serviço. O objetivo é aplicar a tarifação invertida para sites específicos, como acesso a bancos, compras ou atendimento ao consumidor.

"A ideia é tentar desenvolver uma conexão de Internet em que a pessoa entra para fazer uma reclamação, pedir atendimento em call center, compras ou operação em um banco. Isso possibilitaria que o cliente dessa empresa fizesse uma conexão que não seria tarifada para ele, e sim para a empresa que franqueou a ligação", explica o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.


A novidade não irÁ substituir o serviço telefônico grÁtis, mas funcionarÁ como uma alternativa. Como exemplo, o ministro citou os bancos, que poderão franquear o acesso à web dos correntistas que quiserem fazer transações pela rede. "Eles têm muito interesse no uso do home banking, porque economiza e melhora a parte operacional", justifica.

Conforme informações da Agência Brasil, o local escolhido para os primeiros testes, que serão realizados pelo Ministério das Comunicações, pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI), foi a região administrativa do Varjão, no Distrito Federal, com cerca de 9 mil habitantes.

A advogada Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) avalia que essa gratuidade é importante, mas ressalta que o custo de implantação do serviço não pode ser repassado ao consumidor, refletindo em tarifas mais altas de acesso.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.