Brasil pode ser o primeiro país a sofrer censura no Twitter

Pensou que, quando falamos em censura, essa é uma realidade só para países como China e Coreia? Pois acredite: o Brasil pode ser o primeiro país a adotar a censura de mensagens no Twitter.

O governo do país entrou com um pedido de liminar solicitando que o serviço bloqueie certas mensagens relacionadas ao trânsito, como postos de checagem de motoristas embriagados, bloqueios em estradas e limites de velocidade.

Conforme o Digital Trends, o governo brasileiro vê esse tipo de tweet como um impeditivo aos constantes esforços de aprimorar a segurança nas estradas e reduzir os acidentes de trânsito. Além disso, essas mensagens também ajudam ladrões de carros e pessoas que transportam mercadorias ilegais a evitar as blitzes.

No final de janeiro, o Twitter anunciou que começaria a bloquear determinados tweets em países que exigem a censura de certos conteúdos. As mensagens serão censuradas apenas no país em questão e continuarão visíveis para outras partes do mundo. A decisão sobre o caso do Brasil deve ocorrer na semana que vem e, caso o juiz conceda a liminar, qualquer um que violar a lei pode receber uma multa de R$ 500 mil reais por dia.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.