Geração Haswell da Intel suportará memória transacional

A Intel informou que a nova geração de processadores da companhia, codinome Haswell, trarÁ, dentre outras novidades, o suporte à tecnologia de "Memória Transacional".

O recurso tornarÁ a criação de programas multithreads confiÁveis bem mais fÁcil, ao utilizar um sistema onde as operações complexas podem ser realizadas ao mesmo tempo e de forma isoladas uma das outras. Algo, portanto, semelhante ao utilizado na gestão de banco de dados complexos.

Oficialmente chamada de TSX, ou Transactional Synchronisation Extensions (Extensões de Sincronização Transacionais). O Hardware Lock Elision (HLE) permite a fÁcil conversão de programas bloqueados em transacionais em uma maneira que sejam compatíveis com os processadores atuais. Então hÁ a memória transacional restrita (RTM) que é uma implementação mais completa da memória transacional.

Com esta nova tecnologia, a Intel planeja otimizar o processamento multithread em seus futuros processadores.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

Um dos maiores hypes dos games chegou. Como você vai em Cyberpunk 2077

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.