Índice do Artigo

Notícias

Trend Micro lança guia para ajudar os pais a protegerem seus filhos na web

“Meu filho passa horas na internet todos os dias e nem sempre eu consigo estar por perto”. Essa é uma queixa constante dos pais atualmente. Se as crianças e os adolescentes passam cada vez mais tempo conectados, no Brasil, esse cenÁrio é ainda mais alarmante, pois – por aqui – eles entram muito precocemente na rede (nove anos, em média), e nem sempre os pais podem estar por perto para evitar problemas como ataques e assédios. Pensando nisso, a Trend Micro desenvolveu um Guia Eletrônico com dicas para ajudar as famílias com a proteção online e para facilitar o diÁlogo entre pais e filhos sobre os perigos que rondam o ambiente virtual.

Como o contato das crianças e adolescentes com a internet é cada vez mais frequente e intenso, aumenta também sua exposição a riscos pessoais e financeiros. Contudo, pesquisas indicam que muitos pais não tomam as devidas providências para proteger seus filhos desses perigos. De acordo com uma recente pesquisa encomendada pela Trend Micro, 83% dos pais relatam grande preocupação quanto ao conteúdo a que seus filhos são expostos online, mas apenas 30% afirmam acessar o perfil de seus filhos em redes sociais.

O guia, que considerou os benefícios sociais e educacionais da Internet, traz informações sobre os vÁrios riscos que as famílias conectadas devem conhecer e discutir, como contatos indesejados com agressores e aproveitadores, conteúdo explícito e inapropriado, roubo de identidade e ameaças de programas maliciosos.

“Queremos educar – e não assustar – pais e filhos, porque existem benefícios surpreendentes em navegar e aprender na Internet,” afirma Eduardo Pianta, especialista em segurança virtual. “A pergunta que os pais devem se fazer é se eles deixariam seus filhos passearem pelo bairro, sozinhos à noite. Tratando-se da internet, o cuidado deve ser o mesmo, afinal, no ambiente virtual, a educação e a segurança também são os aspectos mais importantes. Com este guia, esperamos que as famílias tenham mais informações sobre o comportamento das ameaças para que possam colher apenas os benefícios da comunicação e socialização online”.

O guia eletrônico da Trend Micro traz ações específicas e dicas tais como:

· Utilizar um software de segurança confiÁvel com funcionalidades como controle dos pais e controle de privacidade, que bloqueiam o acesso de crianças a websites inapropriados e protegem do contato com agressores, aproveitadores e pedófilos. O Trend Micro Titanium Maximum Security 2012 permite que pais ativem essa funcionalidade enquanto seus filhos utilizam o computador.

· Selecionar as configurações de segurança mais conservadoras (normalmente “privado”) para sites de redes sociais como Facebook e Twitter.

· Usar os navegadores mais recentes, produtos anti-spam e software de segurança. O National Cyber Secruity Alliance (NCSA) recomenda que usuÁrios ‘mantenham suas mÁquinas limpas’.

A principal preocupação da Trend Micro é ajudar seus clientes a protegerem suas famílias no ambiente online. Além da família, o guia pretende orientar também professores, garantindo assim a segurança das crianças e adolescentes amantes da Internet.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções