Índice do Artigo

Notícias

Presidente mundial da Kingston revela suas previsões de mercado para 2012

John Tu, presidente e co-fundador da Kingston, fala sobre preço dos SSDs,  desenvolvimento de tecnologia para a segurança de dados confidenciais, explosão dos tablets e smarthphones, além do crescimento do data copying.

A venda dos SSDs (Unidade de Estado Sólido do inglês Solid State Drive) aumentou de forma significativa em 2011. Segundo John Tu, esse interesse é explicado pelo novo perfil de consumidores, mais esclarecidos sobre as tecnologias e não apenas compradores impulsivos. Muitas pessoas que possuem modelos de computadores mais antigos jÁ consideram o desembolso adicional para adquirir um SSD como forma de ampliar o desempenho de suas mÁquinas. Hoje, o SSD não é mais considerado uma aquisição de luxo, mas sim algo cada vez mais essencial.

A Kingston foi pioneira em tecnologias mais acessíveis aos consumidores, principalmente com pacotes de soluções e preços competitivos, como os produtos da família V200, por exemplo. Os esforços atuais dos fabricantes para alcançar o preço mÁgico de US$ 1 por gibabyte, por Flash Chip, significa um novo paradigma para os SSDs. 

John Tu prevê ainda que os lamentÁveis incidentes da Tailândia, em especial as inundações da região, devem continuar tendo efeitos sobre a escassez de hard disk drives (HDs) até pelo menos o segundo trimestre deste ano, acelerando a demanda de SSD por parte da indústria, especialmente os fabricantes de ultra notebooks.  Isso também farÁ com que as corporações do setor reavaliem as suas compras e comecem a investir em soluções mais confiÁveis.

Como o SSD continua oferecendo um alto ROI (do inglês, retorno sobre o investimento), apresentando bom desempenho e durabilidade, as corporações irão optar pelo SSD na renovação dos seus sistemas.

Tablets e Ultra Notebooks – Dilemas da memória: As vendas de tablets pelo mundo são previstas para chegar a 326 milhões de unidade até o fim de 2015, segundo informações do Gartner. O crescimento do consumo de conteúdos mais pesados em aparelhos móveis continuarÁ a direcionar a demanda por mais espaço de memória. De acordo com o executivo, os tablets que não oferecem espaço para cartões que estendam a memória jÁ representam limitações aos seus usuÁrios, obrigando-os a tomar decisões como o que apagar e o que manter em seus dispositivos. “Esse é um ponto doloroso, que cria uma nova categoria de dispositivos de armazenamento sem fio, que não apenas oferece um modo fÁcil para armazenamento, como também propicia o acesso aos conteúdos sem fio, permitindo, inclusive, o compartilhamento de mídias e conteúdos com outros usuÁrios”, revelou Tu.

USB 3.0 – Economize tempo: O presidente da Kingston acredita que esse padrão farÁ parte da maioria dos novos sistemas que serão vendidos em 2012. “Nós jÁ vimos que os consumidores não ficam limitados por muito tempo e que a maioria tem baixado conteúdos de alta qualidade, incluindo vídeos, que são manipulados e compartilhados. Um dos mais recentes pendrives lançados pela Kingstons, o HyperX 3.0, desenvolvido especialmente para este tipo de porta USB, tem oito novos canais de controle de alta velocidade e eleva a capacidade para 256 GB. Essa não apenas pode ser a solução perfeita para expandir memória, mas também para oferecer até dez vezes mais velocidade para transferência de arquivos. O tempo em que se suportava a transferência lenta de dados jÁ era!”, profetizou o executivo.

Desempenho da memória – Jogos de PC e Overclocking impulsionam crescimento: De acordo com a Jon Peddie Research, a expectativa para o crescimento do mundo dos jogos de computador é de 6%, para U$ 34 bilhões em 2012. Essa é uma tendência jÁ refletida no crescimento de 60% em 2011 das vendas para Europa, Oriente Médio e África das memórias HyperX.

O processador X79 da Intel é visto como um marco no mercado para esse novo nível de requerimento de memórias. Especialmente por causa da capacidade de seus quatro canais, nós veremos o JEDEC (Joint Electron Device Engineering Council) definindo 1600MHz como uma especificação oficial em 2012 e isso significarÁ o upgrade de mais usuÁrios.

Para Tu, a capacidade de 4GB se tornarÁ padrão para o sistema em 2012. A performance de computador é um setor em crescimento do qual sua companhia encoraja seus parceiros a continuar focados.

Segurança de dados – aplicação de políticas, treinamento de colaboradores e padrões globais necessÁrios: A perda de dados confidenciais é terrível. Pesquisa recente do Ponemon Institute & Kingston confirmou a necessidade cada vez maior das organizações em adotar medidas de segurança para o uso dos pendrives, assim como aplicar políticas de segurança e guidelines para dados fora da rede. Ainda de acordo com a mesma pesquisa, aproximadamente dois terços das organizações europeias sofreram perda de dados confidenciais em virtude da perda de pendrives. O estudo confirma que muitas organizações estão ignorando o risco do uso de pendrives sem criptografia e não estão seguindo as políticas de segurança adequadas.

A segurança dos pendrives é apenas parte da solução. Finalizando a questão da segurança, a introdução das melhores prÁticas, procedimentos e treinamentos de conscientização para o staff são essenciais. Companhias públicas e privadas precisam investir para evitar a perda de dados confidenciais. Padrões globais, forte privacidade e legislações sobre proteção de dados terão que assegurar a execução das normas, incluindo punições.

Virtualização – armazenamento na nuvem: Enquanto o Gartner considera a computação em nuvem algo que foi incipiente em 2011, existe um prognóstico de que muitas empresas irão se engajar nessa tecnologia para oferecer uma larga extensão de serviços em nuvem. Seja na esfera pública ou privada, as empresas que oferecem serviços de cloud bem como os datacenters que os hospedam continuarão a olhar para a virtualização como parte fundamental das conquistas de excelente eficiência em hardware.

“MÁquinas virtuais exigem memória suficiente para carregar suas aplicações de maneira estÁvel e eficiente. E o novo padrão de 1600 MHz da JEDEC incorporarÁ mais 8GB para satisfazer esses requisitos”, revelou Tu. Outro projeto em desenvolvimento da empresa é o lançamento de novas tecnologias de memória para servidores, o que aumentarÁ a capacidade desses equipamentos.

“O Gartner prevê crescimento de 7% pelo mundo no mercado de servidores, com prognósticos ainda mais otimistas no Leste Europeu, onde o crescimento esperado é de 22%. Assistimos a uma tendência cada vez maior entre companhias de migrar do tradicional servidor OEMs à medida que os modelos personalizados ganham popularidade. A Kingston é perfeitamente alinhada com os seus parceiros para oferecer as soluções necessÁrias de memórias”, acrescetou o executivo.

De acordo com John Tu, os SSDs também ganharão o mercado dos servidores/datacenters, que jÁ confia nessa tecnologia como substituta para os extintos HDs. O excelente resultado dos IOPs (input/output per second) dos SSDs indicam que eles são muito mais apropriados para o ambiente de servidores do que os HDDs.

Por último, na visão do presidente da Kingston, os SSDs que utilizam a tecnologia MLC (Multi Level Cell) são mais do que capazes de substituir os 200 HDDs de alta-performance normalmente utilizados nas configurações RAID.

“O esforço para avançar em tecnologias que consumam menos energia e melhore a performance do computador farÁ com que os SSDs se tornem prioridade entre investidores desse setor em 2012. O portfólio do SSD da Kingston continua a aumentar a sua participação no nicho de SSDs para soluções direcionadas a cada cliente. Temos enorme expectativa para esse mercado”, finalizou Tu.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções