CEO da Research In Motion (RIM) abre DevCon Europe 2012

Thorsten Heins, presidente e CEO da Research In Motion (RIM), abriu hoje a BlackBerry DevCon Europe, em Amsterdã. As inscrições para a DevCon Europe 2012 estão esgotadas – o evento deve receber mais de 2 mil pessoas da Europa, Oriente Médio e África.

Os participantes do evento, que acontece hoje e amanhã, vão poder aprender como aproveitar a força da plataforma BlackBerry® para construir aplicativos de alta qualidade para os mais de 75 milhões de usuÁrios BlackBerry em todo o mundo. Quem participar do evento ainda vai ganhar um BlackBerry® PlayBook™ para auxiliar no desenvolvimento de aplicativos para o tablet.


(Thorsten Heins, presidente e CEO da Research In Motion - RIM, durante abertura da BlackBerry DevCon Europe, em Amsterdã)

A conferência tem como foco mostrar as oportunidades da plataforma BlackBerry para os presentes, e ensinÁ-los como obter maiores fluxos de receitas de seus aplicativos. O time de relacionamento com desenvolvedores da RIM vai demonstrar o processo simples de construir aplicativos para a plataforma BlackBerry e oferecerÁ ajuda para trabalhar com um número de tecnologias inovadoras, que inclui:

· HTML 5: criação de aplicativos em HTML5 para smartphones BlackBerry e para tablets BlackBerry PlayBook com capacidades nativas através do BlackBerry® WebWorks™, incluindo integração com aplicativos e recursos nativos do smartphone, como email, mensagens, calendÁrio, contatos, menus e multimídia;

· C/C++: desenvolvimento de software nativo para tablets BlackBerry PlayBook que une a robustez do BlackBerry PlayBook com as poderosas linguagens C/C++ para criação de aplicativos de alta performance, visualmente deslumbrantes;

· BlackBerry® Runtime for Android apps: portabilidade de aplicativos Android para o BlackBerry PlayBook.

Entre os presentes encontra-se um grupo de mais de 400 estudantes de universidades da Polônia e do Reino Unido, em sua grande maioria instituições filiadas ao BlackBerry® Academic Program. Com mais de 300 instituições acadêmicas registradas em 21 países na região do evento, o BlackBerry Academic Program se compromete com os estudantes, encorajando a participação em eventos como o DevCon para facilitar o desenvolvimento de aplicativos na sala de aula.

Alec Saunders, vice-presidente de relações com desenvolvedores e ecossistema da RIM, afirmou que "a presença recorde na DevCon Europe é a prova do interesse no desenvolvimento de aplicativos BlackBerry em toda a região. A DevCon Europe 2012 oferece aos participantes a oportunidade de explorar o potencial completo da plataforma BlackBerry e de se relacionar diretamente com nosso time de relacionamento com desenvolvedores. Ao oferecer ferramentas de desenvolvimento de ponta, processos dinâmicos e um alto nível de suporte dedicado, queremos facilitar ainda mais as atividades do desenvolvedor para que ele tenha uma ótima experiência ao desenvolver para plataforma BlackBerry e para que suas ofertas sejam efetivamente monetizadas".

Sucesso no BlackBerry

As sessões da DevCon Europe mostrarão como os desenvolvedores jÁ estão se beneficiando da BlackBerry® App World™. Dois bilhões de aplicativos jÁ foram baixados até hoje e seis milhões são baixados a cada dia. Além de atender a uma base instalada de mais de 75 milhões de dispositivos, a plataforma BlackBerry ainda é reconhecida como uma das mais rentÁveis para os desenvolvedores:

· Em média, usuÁrios BlackBerry baixam mais aplicativos pagos do que usuÁrios Android (Yankee  Group);

· Aplicativos BlackBerry geram 40% mais receitas que aplicativos Android (Vision Mobile);

· 13% dos desenvolvedores BlackBerry fizeram US$100,000 ou mais com seus aplicativos para BlackBerry App World, consideravelmente mais do que desenvolvedores Android e Apple (Evans Data Corp);

Caminho para o BlackBerry 10

Os participantes da DevCon Europe também poderão ter mais informações sobre o desenvolvimento para o BlackBerry® 10 e sobre como este novo sistema operacional vai criar ainda mais oportunidades para os desenvolvedores de aplicativos. O BlackBerry 10 combina o melhor do sistema operacional BlackBerry com o QNX®, oferecendo aos desenvolvedores uma plataforma única e convergente, desenvolvida para criar a experiência tecnológica móvel mais poderosa, segura e social que jÁ existiu. A plataforma estÁ comprometida com a próxima geração de sistema operacional e serviços móveis, bem como com os ambientes de desenvolvimento de aplicativos em HTML5 e nativo. 

O HTML5 serÁ a ponte de acesso dos desenvolvedores com os milhões de aparelhos BlackBerry no mercado atualmente e com a próxima geração de dispositivos BlackBerry. Os desenvolvedores podem usÁ-lo para criar hoje mesmo – de fato, um quarto de todos os aplicativos da BlackBerry App World atualmente foram desenvolvidos com HTML 5 e com as melhorias e integrações nativas oferecidas pelo BlackBerry WebWorks, conjunto de ferramentas de desenvolvimento web da RIM.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.