Conheça a primeira impressora 3D fabricada no Brasil

Durante a Campus Party 2012, a incubadora RAIAR da PUCRS apresenta a primeira impressora 3D totalmente brasileira, a Cliever. O equipamento usa uma matriz de plÁstico ABS - o mesmo usado em pecinhas de Lego - para imprimir em camadas uma imagem manipulada no computador. Assim, um software dÁ origem a um objeto palpÁvel, rígido e inquebrÁvel.

A ideia da Cliever é disponibilizar um equipamento simples e fÁcil de usar, mesmo para quem não tem experiência com a tecnologia. Para imprimir, é só pegar a imagem e inserir no  software, com licança opensource, e mandar o equipamento fazer o serviço com um clique.



O aplicativo jÁ acompanha a impressora, que deve ter um custo em torno de R$4 mil. A matéria-prima dos objetos também serÁ comercializada pela empresa, por R$60 o quilo. Com essa quantidade, é possível produzir 50 peças maciças com cerca de 8 centímetros quadrados.

- Continua após a publicidade -


Para criar peças mais complexas, como a branca, a impressora pode levar até uma hora e meia. Aqui na Campus Party, ela trabalha a 1/10 da sua velocidade mÁxima

O produto apresentado na Campus Party ainda é um protótipo que serÁ aprimorado até chegar ao mercado, em maio deste ano.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Qual a sua marca de mouses para jogos favorita? - Pesquisa de Periféricos 2020

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.