CPUs ARMv8 "Atlas" e "Apollo" de 64 bits equiparão Smartphones e tablets em 2013

A ARM Holdings acredita que 2013 serÁ o ano dos processadores de 64 bits para o mundo dos dispositivos ultra portÁteis.

De acordo com a companhia, os chips baseados na arquitetura ARMv8 "Atlas" e "Apollo", ambos trazendo instruções de 64 bits, deverão equipar jÁ no próximo ano, os primeiros tablets e smartphones.

A arquitetura ARMv8 consiste de 2 estados de execução principais: AArch64 e AArch32. O primeiro estado introduz um novo conjunto de instruções, o A64 para o processamento em 64 bits. JÁ o segundo estado, o AArch32, suporta o atual conjunto de instruções da ARM, incluindo os principais recursos chaves, da arquitetura ARMv7, como é o caso do TrustZone, virtualização e o SIMD avançado NEON.

A arquitetura ARMv8 permitirÁ o desenvolvimento de dispositivos compatíveis com a arquitetura ARM que podem ser projetados para maximizar os benefícios para toda a Áreas de aplicação, tanto em 32 bits, quanto 64 bits. Isso trarÁ as vantagens da eficiência energética da computação de 64 bits para novas aplicações, como servidores, além de fazer a diferença para as aplicações tradicionais baseadas para smartphones e tablets.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.