Mercado de smartphones ultrapassa o de PCs e tablets

Pela primeira vez na história, as vendas de smartphones foram superiores a de computadores e tablets juntos. Durante todo o ano de 2011, conforme dados da Canalys, o mercado de smartphones cresceu 62,7% enquanto o de PCs aumentou apenas 14,8%.

Só no último trimestre do ano, foram comercializados 158 milhões de smartphones, número 57% superior ao mesmo período de 2010.


No segmento de computadores pessoais, os notebooks abocanharam a maior parte das vendas, com 57,9 milhões, seguidos pelos desktops, com 29,1 milhões. Os tablets representaram 15% do segmento, o correspondente a 26,5 milhões em vendas. No ano inteiro, apenas os netbooks sofreram queda nas vendas: nada menos que 25,3% em relação ao ano anterior.

- Continua após a publicidade -


"A ultrapassagem dos smartphones deve ser vista como um marco significativo", avalia Chris Jones, vice-presidente e analista da Canalys . "Em um período de poucos anos, os smartphones deixaram de ser um produto de nicho no mercado de telefones móveis de alto padrão para se tornarem um produto de massa".

Ele acredita, porém, que o crescimento deve desacelerar em 2012, jÁ que mesmo empresas especializadas em mercados emergentes e preços baixos, como a ZTE e a Huawei, estão apostando em dispositivos mais avançados e, portanto, mais caros.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Pra você, quem merece o GOTY?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.