Ford e Microsoft firmam parceria para criar "carro saudável"

A Ford firmou uma parceria com a Microsoft e as empresas Healthrageous e BlueMetal Architects para pesquisar tecnologias que ajudem as pessoas a cuidar da saúde e do bem-estar enquanto estão no carro. A medida busca propor soluções móveis com o conceito "carro saudÁvel", permitindo ao usuÁrio conectar-se a serviços de saúde a bordo através do dispositivo SYNC disponível em vÁrios modelos da marca.

"Esse equipamento de conectividade da Ford, que inclui sistema de navegação GPS, conexão Bluetooth para celular e Internet, permite diversas soluções que vão desde encontrar o recurso hospitalar mais próximo a obter informações sobre uma doença, por controle de voz", explica Gary Strumolo, gerente do Centro de Pesquisa e Inovação da Ford. "Esse nosso novo campo de pesquisa tem como proposta criar um serviço geral de informações de saúde a bordo", enfatiza.

Com isso, os veículos poderão obter dados através de sensores de pressão arterial, glicose e histórico de alergias. O papel da Microsoft é de traduzir as informações captadas para aplicativos com interfaces por voz e toques na tela.

Como funciona

A proposta do sistema é monitorar a saúde do motorista e gerar alertas em tempo real, usando os dados obtidos pelos sensores do veículo e registros de arquivo. O motorista também pode informar detalhes importantes de sua saúde , como a quantidade de copos de Água consumidos durante o dia ou os remédios que tomou, usando comandos de voz.

As informações são, então, levadas para a nuvem e processadas junto com outros dados médicos para criar registros grÁficos, que o motorista também poderÁ acessar depois de sair do carro. Para a Ford, essa é uma tendência no segmento de cuidados com a saúde, jÁ que as pessoas passam boa parte do tempo dentro de um veículo.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Qual os planos para hardware esse ano?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.