Revelados detalhes do Windows Phone 8

A Microsoft planeja desenvolver a próxima versão do Windows Phone 7 após a atualização para o Tango, que deve sair no segundo trimestre do ano. Graças a um video apresentado pelo vice-presidente sênior e gerente do Windows Phone, Joe Belfiore, planejado para parceiros da Nokia, uma série de detalhes sobre o Windows Phone 8 veio à tona, como detalha o site PocketNow.

Uma das principais novidades estÁ no hardware. O novo sistema, de codinome Apollo, incluirÁ suporte para processadores multi-core, novas resoluções de tela e para armazenamento via cartão microSD removível. Com as mudanças, o sistema da Microsoft estarÁ pronto para concorrer com os Androids com especificações top de linha.


A plataforma também terÁ compatibilidade com NFC, não só para oferecer a experiência de "carteira" para pagamentos digitais como também para trocar dados rapidamente entre múltiplos dispositivos, incluindo outros smartphones, PCs e tablets.

Integração com o Windows 8

Conforme o PocketNow, o WP8 usarÁ muitos dos componentes do Windows 8 para desktops, permitindo que desenvolvedores reutilizem boa parte do seu código quando forem portar seus apps do computador para o smartphone.



A plataforma móvel também serÁ integrada com o cliente do Zune nos desktops, permitindo a sincronização entre os arquivos com um aplicativo dedicado. O app Xbox Companion, que jÁ existe na versão atual do Windows Phone, também ganharÁ um software no Windows 8. Por fim, o suporte ao SkyDrive permitirÁ a um novo usuÁrio ter imediatamente no seu aparelho recém-comprado toda a sua biblioteca de músicas, por exemplo, sem a necessidade de conectar o dispositivo ao PC.

Ecossistema de aplicativos
A Microsoft espera ter 100 mil aplicativos disponíveis no Marketplace no lançamento do WP8. Outras novidades incluem a facilidade de portar códigos de apps desenvolvidos inicialmente para iOS e Android, e um Skype aprimorado, que funcionarÁ praticamente como uma ligação normal não-VoIP.

- Continua após a publicidade -



Gerenciamento da conexão
Uma das funções do sistema sera o DataSmart, que pretende simplificar o gerenciamento do consumo de dados. O Bing Maps ainda oferecerÁ um recurso para localizar hotposts próximos em tempo real. Além disso, o Internet Explorer se comportarÁ como o Opera Mini, usando uma espécie de compressão via servidor para reduzir a quantidade de dados necessÁria para visualizar os sites. Neste caso, deverÁ ser de cerca de 30%.

Segurança
Para reforçar o interesse dos usuÁrios corporativos, o WP8 irÁ implementar uma série de medidas de segurança como a criptografia BitLocker de 128 bits. Além disso, o sistema terÁ suporte a vÁrias aplicações corporativas compatíveis com os firewalls de suas empresas.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.