Nokia, Samsung e Apple lideram mercado de celulares

Segundo informações divulgadas pelo IDC, as três maiores fabricantes celulares em 2011 foram a Nokia (27%), a Samsung (21%) e a Apple (6%). Segundo a empresa de anÁlises, o mercado de celulares cresceu 6.1% em relação ao ano passado, superando a previsão de crescimento de 4.4%.

O relatorio publicados pelo IDC afirma que o lançamento de aparelhos como o iPhone 4S continuaram impulsionando as vendas do setor de smartphones, enquanto os "feature phones" também mantiverem o crescimento, ainda que modesto. Os modelos bÁsicos ainda representam a maior parte do mercado de celulares, por conta do preço acessível e a facilidade de uso.

Segundo o relatório, os destaques foram o crescimento da venda de "feature phones" na Ásia (com exceção no Japão), o pequeno crescimento da venda de smartphones na Europa, que não foi o bastante para compensar a queda na venda dos modelos bÁsicos, e a perda de mercado da RIM na América do Norte.

5 maiores fabricantes de celulares no ano de 2011

- Continua após a publicidade -

Para a América Latina, os destaque foi o crescimento do segmento de smartphones Android com preço abaixo de US$ 200 e as vendas de aparelhos de baixo custo, que ainda representam a maioria do mercado.

Na guerra das empresas, a Nokia manteve a liderança, mas segue em queda. Segundo o relatório, ainda é muito cedo para se avaliar o impacto dos novos aparelhos com o Windows Phone 7, porém a perda de marketshare da empresa continua, com um recuo de 8.2% no número de aparelhos comercializados no último trimestre do ano passado em relação ao mesmo período de 2010. No sentido contrÁrio, a Samsung cresceu em 20% suas vendas, ficando pouco menos que 4% atrÁs da empresa finlandesa.

JÁ a Apple, com foco no mercado de smartphones, alavancou suas vendas em mais de 100%, saindo dos 16 milhões de unidades vendidas no último trimestre de 2010, para 37 milhões, nos últimos três meses do ano passado. A empresa representou 8% do mercado neste período, algo muito expressivo considerando que não compete no mercado de "feature phones".

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Qual os planos para hardware esse ano?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.