Novo malware já infectou milhões de usuários do Android

A Symantec alerta para uma ameaça que pode ser a maior da história do Android e é, certamente, a mais abrangente registrada neste ano. O código infectou, até a tarde desta sexta-feira (27/01), entre 1 milhão e 5 milhões de usuÁrios do sistema.

O código malicioso foi embutido em uma série de apps disponíveis para download no Market e cada uma foi baixada milhares de vezes. O malware é o Android.Counterclank, uma variante do Tonclank, capaz de roubar informações do smartphone e receber comandos remotos, como um bot.

Conforme o Slashgear, o usuÁrio que identificar qualquer dos aplicativos comprometidos no seu aparelho, deve desinstalÁ-lo imediatamente ou resetar o smartphone para os padrões de fÁbrica. Algumas aplicações infectadas podem não estar na lista e, para confirmar suspeitas, o site recomenda observar se hÁ dois apps iguais rodando ao mesmo tempo. Um ícone de busca no topo da homescreen, onde não deveria existir, também pode ser um sinal de infecção.

Confira a lista de apps comprometidas divulgada pela Symantec:

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.