Código-fonte do webOS será liberado em setembro

A HP revelou o cronograma completo da transformação do webOS em uma plataforma de código aberto. A transição deve acabar em setembro, com o lançamento do Open webOS 1.0.

A companhia jÁ deu o primeiro passo, disponibilizando nesta quarta-feira (25/01) o framework Enyo 2.0, para que os desenvolvedores possam criar apps para o sistema. A nova versão expande a compatibilidade para navegadores de desktop, como o Firefox e o Internet Explorer.


"A HP estÁ levando a inovação da plataforma webOS para a comunidade open source", declarou o vice-presidente executivo da HP, Bill Veghte. "Esse é um passo decisivo no nosso objetivo de acelerar o desenvolvimento do sistema e garantir que seus benefícios serão entregues a todo um ecossistema de aplicações."

Ao longo da primeira metade do ano, a companhia vai disponibilizar o código-fonte de elementos individuais do sistema, desde aplicações bÁsicas, como e-mail e calendÁrio, até seu kernel Linux. Uma versão beta sairÁ em agosto e o código completo serÁ liberado no mês seguinte.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Bingo pré-lançamento Radeon RX 6000. A Big Navi vai ser:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.