Na onda do Megaupload, outros serviços interrompem compartilhamento

O tempo fechou para os compartilhadores de arquivos. Após o encerramento do Megaupload no último dia 19 e a prisão de seu fundador, Kim Schmidz, outros serviços semelhantes decidiram mudar sua política.

O FileSonic, por exemplo, cancelou o compartilhamento pela web. Agora, o site funciona apenas como armazenamento pessoal: cada um pode baixar apenas aquilo que mandou para os servidores. O FileServe, por sua vez, matou o programa de afiliados, quebrando todos os links compartilhados em fóruns e blogs de divulgação dos arquivos.


O Uploaded.to tomou uma medida diferente. O seu serviço de compartilhamento continua funcionando normalmente, mas o site estÁ bloqueado para os moradores dos Estados Unidos. "Nosso serviço estÁ atualmente indisponível no seu país. Desculpe.", é a mensagem que surge quando alguém tenta acessar a pÁgina em território americano.

Dos três, o FileServe é o único hospedado nos Estados Unidos. Tanto o Uploaded.to quanto o FileSonic estão registrados fora do país. Conforme o Who.is, o primeiro tem um prédio em Hong Kong como endereço primÁrio enquanto o segundo estÁ registrado na Holanda.

Nenhum dos sites divulgou comunicado atribuindo a decisão ao fechamento do Megaupload, mas, levando em conta o "timing" das ações, fica difícil não fazer uma associação. Provavelmente esses sites não serão os últimos a mudar, como especula o Digital Trends. E, mesmo com o arquivamento do SOPA, o FBI mostrou que pode ajudar a indústria do entretenimento a combater o compartilhamento a qualquer custo, mesmo sem o apoio do congresso.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Pra você, quem merece o GOTY?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.