Apple se diz dona de patentes da Kodak

A Kodak entrou com pedido de concordata para evitar a falência e um de seus apoios é justamente seu portfólio de patentes, a garantia para conseguir um empréstimo milionÁrio para reestruturar seus negócios. Mas a Apple quer atrapalhar um pouco as coisas.

A gigante de Cupertino enviou um documento à corte responsÁvel pelo caso reivindicando a posse de algumas das mais importantes patentes da empresa fotogrÁfica. De acordo com a maçã, algumas das patentes não seriam propriedade da Kodak, mas sim da própria Apple. Outras são objeto de disputa judicial, ainda sem resultado definitivo.


A câmera QuickTake, lançada na década de 90, seria resultado de uma parceria entre a Apple e a Kodak


Ainda segundo a Apple, a Kodak tentou se apropriar indevidamente dessas patentes. Uma delas é a capacidade de uma câmera digital mostrar uma prévia da imagem captura em um display LCD, algo corriqueiro na indústria atual. Segundo o Electronista, a Apple seria não só dona dessas patentes como também a empresa que recebe taxas de licenciamento de fabricantes como a LG, Motorola e Sony.

A Apple alega que as patentes são fruto de uma parceria com a Kodak, que resultou no lançamento das câmeras QuickTake em 1994, descontinuadas logo após a volta de Steve Jobs ao comando. A Kodak, por sua vez, também processou a Apple, assim como a HTC e a Samsung, em uma tentativa de reivindicar outras patentes e reerguer suas operações.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Bingo pré-lançamento Radeon RX 6000. A Big Navi vai ser:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.