Anonymous ataca sites brasileiros em defesa do Megaupload

Ativistas online do Anonymous atacaram os sites do Portal do Distrito Federal e da Câmara Municipal de TangarÁ da Serra, no sudoeste do Mato Grosso, para protestar contra o fechamento do Megaupload.com. O ataque faz parte da "campanha" #opmegaupload, que jÁ derrubou o site do FBI, do canal CBS e de gravadoras americanas como a Warner e Universal Music.


Site da Câmara de TangarÁ da Serra. O Anonymous postou seu famoso vídeo de "saudação" na homepage

Outro site brasileiro que foi derrubado e só voltou minutos antes da publicação dessa matéria é o da cantora Paula Fernandes. Segundo o  The Hacker News, os hackers que assinaram como "GhostofThreads" postaram uma imagem de um Coringa (semelhante do o Batman) com a mensagem "If Megaupload is down, you are down too" ("Se o Megaupload cai, você cai também").

 

- Continua após a publicidade -

O Megaupload foi fechado na noite da última quinta-feira e o fundador do site, Kim Dotcom, foi preso por pirataria. O FBI anunciou, em comunicado à imprensa, que sete pessoas e duas corporações foram processadas por constituir  "um negócio criminoso internacional alegadamente responsÁvel  pela pirataria online de inúmeros trabalhos protegidos por direitos autorais no mundo todo, através do Megaupload.com e outros sites relacionados".

O ocorrido aconteceu um dia após o blackout online para protestar contra o SOPA, o projeto de lei americano que pretende combater a pirataria online e dÁ direito ao governo para tirar do ar, sem a necessidade de uma ação judicial, qualquer site que considere infringir direitos autorais.

UPDATE 24/01/2012: O Anonymous divulgou em sua conta do twitter a lista de sites brasileiros que foram atacados pelos ativistas. Diversos sites de contabilidade e troca cambial, além de algumas clínicas estéticas e sites governamentais de algumas cidades interioranas, foram alvos dos ataques, mas nenhum dos sites mencionados nessa notícia (com informações do The Hacker News), que foi publicada ontem, constam na lista. Dois sites da Editora Globo também estão na relação. As informações são do Olhar Digital.

Assuntos
Tags
  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

Bingo pré-lançamento Radeon RX 6000. A Big Navi vai ser:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.