Quanto as grandes empresas perderiam ao ficar um dia offline?

VÁrios sites participaram do blackout anti-SOPA, que ocorreu na última quarta-feira, dia 18. Um deles foi a Wikipedia, que ficou fora do ar durante o dia inteiro, o que gerou grande repercussão no mundo inteiro. Mas o que aconteceria se grandes empresas tomassem a mesma decisão?

O The Next Web fez alguns cÁlculos do quanto algumas companhias perderiam em um único dia offline, com base em seus ganhos anuais. Confira logo mais os resultados.


Google: Segundo dados da Wired, em julho o Google acumulava US$3 bilhões por mês em publicidade. Se o site tivesse saído do ar no dia 18, as perdas chegariam a US$100 milhões.

Facebook: Levando em conta a receita de US$4,27 bilhões prevista para 2011, um dia fora do ar custaria US$11,7 milhões, além de uma penca de usuÁrios insatisfeitos.

Twitter: Com receita annual em torno dos US$140 milhões, a rede perderia cerca de US$400 mil. E seus usuÁrios teriam que reclamar em outro lugar.

eBay: A receita do eBay em 2010 foi de US$9 bilhões e, conforme as previsões, deve ficar em US$10,2 bilhões no total de 2011. Em um dia fora do ar, a empresa perderia quase US$28 milhões, isso sem contar os prejuízos para cada vendedor.

Amazon: No ultimo ano, a gigante do e-commerce conseguiu US$30 bilhões. Em um único dia sem funcionar, a companhia perderia cerca de US$82 milhões.

Yahoo: No terceiro trimestre, a arrecadação foi de US$1,07 bilhões. Baseado nisso,o The Next Web calcula que o Yahoo teria perdido US$11,8 milhões se aderisse ao blackout anti-SOPA.

Groupon: Conforme estimativas, o Groupon pode chegar a uma receita de US$2,6 bilhões. Caso seguisse os passos da Wikipedia, perderia US$7 milhões.

Cifras de milhões de dólares podem, no final das contas, nem representar tanto assim para grandes corporações que arrecadam dezenas de bilhões por ano. Mesmo assim, pode ser assustador imaginar quanto dinheiro pode ir para o ralo em apenas um dia. Uma grana preta que, dificilmente, alguém consegue em anos e anos de trabalho.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.