Índice do Artigo

Notícias

SOPA perde força no congresso após protesto virtual

Após o blackout que tirou vÁrios sites do ar em protesto contra o SOPA (Stop Online Piracy Act) nesta quarta-feira (18/01), vÁrios congressistas americanos retiraram o apoio ao projeto. Entre eles, estão os senadores Marco Rubio, da Flórida, e Roy Blunt, do Missouri, dois dos propositores do projeto de lei.

As propostas seriam examinadas pelo Senado na próxima semana, mas o presidente da Câmara dos Representantes (equivalente à Câmara dos Deputados), o republicano John Boehner, reconheceu que “falta consenso” nesse momento para seguir com a discussão.

Sites como a Wikipedia, o Wordpress, o Wired, a Fundação Mozilla e o Internet Archive suspenderam seus serviços no dia do blackout e deixaram mensagens de protesto. O Google, que também repudia publicamente o SOPA, não chegou a sair do ar, mas deixou o link “Diga ao Congresso: Por favor, não censure a internet!” na sua pÁgina inicial. A repercussão negativa do projeto foi tão grande que até mesmo a Casa Branca emitiu um comunicado criticando as propostas.

Saiba tudo sobre o SOPA

Conforme a BBC, o presidente da Motion Picture Association of America (MPAA), Chris Dodd, classificou o protesto como “irresponsÁvel”. “Empresas de tecnologia estão recorrendo a manobras que punem seus usuÁrios para transformÁ-los em seus peões corporativos, ao invés de vir para a mesa a fim de encontrar soluções para um problema que todos agora parecem concordar que é real e muito prejudicial”, contestou.

Analistas dizem que o “apagão” desta quarta é o primeiro grande teste das empresas do Vale do Silício em uma batalha contra a indústria de mídia e entretenimento. JÁ o senador Patrick J. Leahy, autor de projetos de proteção de direitos autorais na web, acusou os opositores do SOPA de tentarem “criar um clima de medo” ao realizar o “apagão”.

O SOPA, com o objetivo de proteger a propriedade intelectual e combater a pirataria online, propõe penas de até cinco anos de cadeia para pessoas que sejam condenadas por compartilhar material pirateado dez ou mais vezes ao longo de seis meses. O projeto sofre críticas no mundo inteiro por permitir que qualquer site seja fechado a pedido do governo americano, por exemplo, apenas por manter laços com algum outro site suspeito.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções