Cibercriminosos vendem cursos online de bankers e spam

Os cibercriminosos brasileiros especializados em roubo de dados bancÁrios, conhecidos como "Rauls", deram um passo além: agora, eles oferecem cursos sobre as técnicas utilizadas para atingir seus objetivos.

Distribuídos em pacotes com CDs, os cursos são divididos em vÁrias categorias, como explica FÁbio Assolini, analista-sênior de malware da Kaspersky Labs para o Brasil. Entre elas, estão "Como ser um banker", "Kit Spammer" e "Como ser um Defacer" (tipo de cracker especializado em alterar pÁginas web).


"Saiba como crackers invadem computadores empresariais, domésticos, o que é engenharia, auto-infect, como são usadas as sources, como são feitas e como manipulam a segurança (plugin) dos navegadores", diz a descrição de um dos "produtos". "Você vai saber também como crackers fazem para clonar cheques, clonar cartão de crédito, identidade, RG, CNH, certidão de nascimento e outros documentos", completa.

O curso de spam, por sua vez, ensina a aplicar técnicas de envio de e-mail em massa. E ainda vem com um "brinde": uma lista com 60 milhões de endereços para começar o trabalho. Tudo isso pode ser adquirido online. E é claro, tem um preço, que passa dos R$100. Ainda existe a opção de assistir aulas presenciais, e o endereço da "escola", inclusive, estÁ publicado no site que comercializa os cursos.

Os bankers, malwares especializados em roubos bancÁrios, são um sério problema no Brasil, como mostramos em nosso artigo especial. Apenas no primeiro semestre de 2011, instituições financeiras do país reportaram perdas de R$685 milhões em decorrência de crimes online. Para Assolini, falta uma lei nacional contra o cibercrime, para auxiliar a polícia a combater esse tipo de prÁtica.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Bingo pré-lançamento Radeon RX 6000. A Big Navi vai ser:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.