Websites aderem ao blackout em protesto contra o SOPA

Hoje, dia 18 de janeiro, é a data marcada para o "SOPA blackout", dia em que vÁrios sites sairão do ar ou postarão mensagens de protesto contra o projeto de lei americano que pode mudar toda a web como conhecemos hoje.

O projeto, chamado de Stop Online Piracy Act, tem como objetivo combater a pirataria online. Mas suas diretrizes abrem espaço para punir qualquer site legítimo. Isso porque, caso aprovado, darÁ ao governo americano o direito de tirar do ar qualquer site que considere infringir direitos autorais sem a necessidade de uma ação judicial.

Confira nossa matéria completa sobre o SOPA

VÁrias empresas, especialmente gigantes da tecnologia, declararam publicamente repúdio ao SOPA, como o Google e o Facebook. Hoje, uma variedade de pÁginas estÁ fora do ar. Isso inclui as pÁginas do Wordpress, Internet Archive, Wikipedia, Minecraft, Destructoid, Elder Scrolls Wikia, Reddit e Mozilla.

Alguns sites, por enquanto, apenas publicaram mensagens de protesto, mas continuam no ar, como o Google, por exemplo. Conforme o SOPAStrike, até agora, mais de 100 sites confirmaram a participação no manifesto. A lista completa e atualizada de participantes você confere neste link.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Escolha sua arma:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.