AMD prepara concorrente de baixo custo para o Thunderbolt

A AMD apresentou sua nova tecnologia de transmissão de dados para competir com o Thunderbolt, da Intel. Batizado de Lightning Bolt, o sistema integra USB 3.0, DisplayPort e conector de energia em um único cabo do tipo mini DisplayPort e promete ser uma solução mais barata que a da concorrência.

O sistema vai utilizar uma espécie de dock, que serÁ conectado a um portÁtil ou tablet, por exemplo, através de uma entrada única que combina energia, DisplayPort e USB 3.0. A outra extremidade do cabo deverÁ ser plugada no dock, que fornece mais portas USB 3.0 para conectar diversos dispositivos e saídas para ligar até dois monitores externos a 1080p.


Conforme o AnandTech, o custo dos componentes para fabricação deve ser mínimo, por volta de US$1. Assim, os docks podem ser praticamente tão acessíveis quanto simples hubs USB. No entanto, existem algumas limitações por enquanto. As taxas de transferências, por exemplo, serão superiores às da USB 2.0, mas não atingirão a capacidade mÁxima do padrão 3.0. Além disso, a AMD ainda não informou quanta energia poderÁ ser transmitida por meio do cabo.

A AMD espera finalizar o desenvolvimento ainda no primeiro semestre e comercializÁ-lo no final do ano.

Assuntos
Tags
amd
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.