Índice do Artigo

Notícias

Co-fundador da CD Projekt RED emite comunicado sobre a pirataria de The Witcher 2

O Co-fundador da CD Projekt RED, Marcin Iwinski, divulgou uma carta aberta aos jogadores, com um comunicado importante sobre uma atitude tomada pela empresa no inicio de Dezembro, de identificar e entrar em contato através de um escritório de advogados, e ainda cobrar cerca de $1.200 do usuÁrio que tiver usando uma versão pirata do game The Witcher 2. A identificação era feita pelo IP do usuÁrio sem que o usuÁrio saiba, e assim o provedor fornecia a localização exata do indivíduo, mediante a ação dos tais advogados.

Isso causou uma revolta por parte de alguns jogadores, e hoje a CD Projekt RED emitiu esse comunicado, que você lê na íntegra logo abaixo:

Uma Carta Aberta à Comunidade de Jogos da CD Projekt RED

No início de dezembro, foi divulgada uma notícia sobre um escritório de advocacia que estava atuando em nome da CD Projekt RED, e entrando em contato com indivíduos que tinham baixado The Witcher 2 ilegalmente e buscando uma compensação financeira pela violação de direitos autorais. As notícias sobre a nossa decisão de combater a pirataria diretamente, em vez de usar DRM, espalhou-se rapidamente e com ela veio uma série de preocupações da comunidade de jogadores. Por vÁrias vezes, os jogadores assim como você, jÁ disseram que os nossos métodos podem erroneamente acusar pessoas que nunca violaram os direitos autorais dos games, e manifestaram sérias preocupações sobre nossas ações.

Fazer parte de uma comunidade é um processo de ceder para ter. Nós só temos sucesso porque você, jogador, tem fé em nós por termos trabalhado arduamente ao longo dos anos para construir essa confiança. EstÁvamos triste ao ver que muitos jogadores sentiram que nossas ações não respeitavam a fé que eles tinham colocado na CD Projekt RED. Nossos fãs sempre foram e continuam sendo nossa maior preocupação, e nós nos orgulhamos do fato de que todos vocês sabem que nós ouvimos suas opiniões e a levamos a sério.

Estamos confiantes de que ninguém que possua legalmente um dos nossos jogos tenha sido obrigado a nos compensar erroneamente por violação de direitos autorais. Valorizamos demais nossos fãs, nossos apoiadores e a nossa comunidade, e por isso não queremos ter chance de sermos suspeitos de acusar falsamente uma pessoa.

Então nós decidimos que acabarÁ de imediato a identificação dos piratas.

Vamos deixar isso claro: não apoiamos a pirataria. Isso nos dói como desenvolvedores. Dói a indústria como um todo. Apesar de sermos adversÁrios firmes do DRM, porque não acredito que tenha qualquer efeito sobre a redução da pirataria, nós ainda não toleramos jogos piratas. Estamos fazendo a nossa parte para manter o nosso relacionamento positivo com você jogador, nosso público de jogos.

Nós ouvimos as suas preocupações, ouvimos suas vozes, e estamos respondendo à elas. Mas você precisa nos ajudar e fazer a sua parte: não ser indiferente à pirataria. Se você ver um amigo jogando uma cópia ilegal de um jogo – qualquer jogo -, diga ao seu amigo que estÁ minando e muito o possível sucesso do desenvolvedor que criou o jogo que ele estÁ desfrutando. A menos que você dê suporte aos desenvolvedores que fazem os jogos, a menos que você pague por esses jogos, não seremos capazes de produzir novos e excelentes títulos para você.

Continuem jogando,

Marcin Iwinski

co-fundador

CD Projekt RED

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções