Imagination lança GPU PowerVR "Rogue" compatível com DX11.1

A Imagination Technologies anunciou durante a CES 2012, anunciou o lançamento da nova geração de GPUs da linha PowerVR 6, baseada na arquitetura "Rogue".

Voltada para uma série de dispositivos portÁteis, tais como smartphones, tablets, consoles, dentre outros, a PowerVR série 6 suportas as mais recentes tecnologias e recursos disponíveis para o segmento, tais como as APIs OpenGL ES "Halti", OpenGL 3.x/4.x, OpenCL 1.x e DirectX 10. Para quem achou pouco, a Imagination Technologies informou ainda que as versões mais poderosas são compatíveis com o DirectX 11.1.

Assim como os mais modernos chips grÁficos, a arquitetura "Rogue" é dividida em clusters, permitindo a criação de GPUs com diversos níveis de desempenho, mantendo todas as tecnologias e recursos chaves.

As primeiras PowerVR da série 6 são a G6200 e a G6400, respectivamente com dois e quatro núcleos de processamento. Os núcleos são projetados para oferecer desempenho computacional que pode ultrapassar o impressionante patamar de 1TFLOP.A título de comparação, uma Radeon 5770/6770 chega a 1,36TFLOP!

De acordo com a Imagination Technologies, as GPUs PowerVR da série 6 são capazes de oferecer um desempenho 20 vezes maior (em alguns casos, até mais) em relação a atual geração. Isto foi possível graças à utilização da arquitetura "Rogue", que é 5 vezes mais eficiente que as anteriores.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.