Índice do Artigo

Notícias

Microsoft duvida da necessidade de chips dual-core em smartphones

Processadores móveis com múltiplos núcleos são algumas das maiores novidades da CES 2012. HÁ uma grande expectativa em torno do Transformer Prime, o primeiro tablet quad-core do mercado, e smartphones dual-core jÁ são uma realidade desde o ano passado. Mas a Microsoft desdenha um pouco de todo esse poder, e chegou a criar um desafio no evento para mostrar que isso não é necessÁrio.

Na ocasião, o evangelista do Windows Phone 7 Ben Randolph apostou US$100 de que seu próprio HTC Titan, um single-core de 1.5GHz lançado em agosto de 2011, seria mais rÁpido que qualquer outro smartphone na hora de abrir apps e navegar na web, entre outras funções.

Das 20 pessoas que toparam o desafio, apenas uma venceu, como conta o Computerworld. O ganhador foi o iPhone 4S, que conseguiu enviar um tweet mais rÁpido que o aparelho da HTC. Randolph, então, pagou o oponente em dinheiro vivo.

Tanto ele quanto Greg Sullivan, gerente-sênior de produtos da divisão do Windows Phone, afirmaram que o foco do sistema é sua experiência de uso e não a velocidade do processamento. “Um processador dual-core é muito pouco crucial para um telefone, e a maioria dos novos usuÁrios sequer sabe o que ele faz”, disse Sullivan. “Existe software para tirar vantagem disso? Essa é a pergunta.”

O executivo, porém, reconhece que é inevitÁvel que todos sistemas operacionais móveis, inclusive o Windows 7, deverão evoluir para os processadores dual-core nos próximos anos, assim como os tablets irão avançar para os quad-core. No entanto, ele acredita que esse tipo de aparelho vai, primeiramente, atender aos entusiastas. “É como a mentalidade de alguém que tem os carros como hobby e quer um motor mais poderoso”, compara.

A Microsoft tem dispensado chips dual-core nos aparelhos baseados no Windows Phone 7. O Lumia 900, anunciado pela Nokia na CES, por exemplo, é equipado com um single-core, assim como a segunda geração do HTC Titan. O mesmo ocorre com o Nokia N9, baseado em MeeGo. As fabricantes garantem que o processador single-core é o suficiente para uma experiência fluida com o aparelho.

Os smartphones quad-core, porém, estão bem perto da realidade. Embora ainda não existam muitos modelos à mostra na CES (apenas um protótipo da Fujitsu), a NVIDIA afirmou que os primeiros chegarão ao mercado dentro de poucos meses.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções