AMD Fusion Trinity mostra força e surpreende na CES 2012

Ao que tudo indica, a próxima geração de APUs da linha Fusion da AMD – codinome Trinity – terÁ um desempenho de encher os olhos dos mais céticos (ao menos no que diz respeito ao processamento 3D).

A AMD aproveitou a Consumer Electronic Show (CES 2012) para dÁ uma prévia do que o Trinity é capaz. Os felizardos presentes na demonstração puderam constatar o que parecia ser um gabinete ATX conectado a dois monitores, com um rodando o demo em DirectX 11 do game DIRT 3 em alta qualidade, e o segundo mostrando o Trinity processando uma decodificação de vídeo. Todo o processo apenas com a GPU integrada presente na APU.

Se isso jÁ não fosse surpreendente, o público ficou chocado quando o funcionÁrio da AMD removeu o tal gabinete ATX, revelando que na realidade quem estava dando conta de todo o imenso trabalho era um "simples" notebook equipado com a versão portÁtil do Trinity. Para completar, o laptop estava com a tela ligada, rodando um vídeo em alta definição!

Apesar dos rumores sugerirem que o desempenho da futura APU serÁ entre 14-53%, o teste demonstrado pela AMD na CES revelou que em situações reais, o Trinity uma performance de "gente grande".

- Continua após a publicidade -

Para quem ainda não sabe, a futura linha Fusion tem como destaques, a presença de dois módulos de processamento central Piledriver (versão aprimorada da recém lançada arquitetura Bulldozer), além de GPU integrada ao die da CPU classe Radeon HD 7000, com suporte ao DirectX 11.1.

Fechando o assunto, a AMD teria revelado a portas fechadas a um pequeno e seleto grupo de jornalistas, a informação de que a companhia trabalha em uma tecnologia de comunicação concorrente ao Thunderbolt da Intel, chamada de Lightning Bolt. Tal interface utilizaria a mesma porta mini-DP do Thunderbolt, contando com largura de banda suficiente para suprir até 4 monitores e múltiplos dispositivos USB 3.0.

Assuntos
Tags
amd
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.