Produtora Rockstar visita São Paulo e faz pesquisa de campo para Max Payne 3

O anúncio de que "Max Payne 3", aguardada sequência da série de ação, seria localizado na cidade de São Paulo trouxe aos jogadores algumas duvidas com relação à recriação dos ambientes do game. Os cenÁrios seriam realmente criados à partir dos locais conhecidos, como favelas e vilarejos? As pessoas falariam português? Que armas iríamos usar?

Pois a produtora Rockstar mostra que não estÁ domindo em serviço: visitou a maior cidade do país e fez uma pesquisa de campo detalhadíssima para desenvolver "Max Payne 3". O trabalho você confere com detalhes no site oficial da produtora, mas vamos dissecar para você alguns dos pontos mais interessantes sobre o reconhecimento dos produtores durante as atividades no nosso país.


GATE de São Paulo à esquerda; UFE no game à direita

O primeiro detalhe a ressaltar é a força policial do game. Chamada de UFE (Unidade de Forças Especiais), é uma poícia fictícia que, além de tentar barrar as ações de gangues locais, redirecionam e agem conjuntamente com equipes como GARRA, GOE e GATE, grupos militares que cuidam da segurança de São Paulo. Segundo a Rockstar, a companhia se inspirou em filmes como "Tropa de Elite" e "Ônibus 174" (embora ambos aconteçam no Rio de Janeiro) para se inspirar nas recriações para o game.

O trabalho de pesquisa de campo também é um dos destaques. A equipe da produtora visitou alguns pontos mais comuns do cotidiano dos habitantes de São Paulo para construir a ambientação de "Max Payne 3" conforme a realidade brasileira. A Avenida Paulista, Avenida Morumbi, Favela Japiaçu e Edifício São Vito (Treme-Treme) foram alguns dos mais fotografados e renderam muitas anotações sobre detalhes e características que ajudam na recriação da cultura, estilo de vida e moda local.

- Continua após a publicidade -


Produtores descem ladeira em favela de SP; Maxy Payne faz o mesmo no game

Os esteriótipos também não passaram batidos e mostram uma pequena desinformação da produtora sobre referências mais definidas entre as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Por exemplo: aparecem no game cantores de Bossa Nova e lutadores de Jiu-Jitsu. Além disso, foram consultados membros de gangues de favelas, o que ressalta uma cultura mais comum à cidade carioca. Sem desmerecimentos.

Ainda assim, o capricho na produção de "Max Payne 3" pode emplacaras aos jogadores brasileiros pela localização e recriação da realidade da maior cidade do país. Talvez a maior referência (atenção) que o Brasil jÁ teve em um jogo eletrônicos. O título estreia em março de 2012.

Assuntos
Tags
  • Redator: Andrei Longen

    Andrei Longen

    Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Andrei Longen é entusiasta por videogames desde os 7 anos, quando ganhou um Odyssey 2, seu primeiro console. Hoje tem PS4, PS3 e PS Vita e adora caçar troféus em todos os jogos. Colabora no Adrenaline com notícias, análises, artigos, colunas e vídeos.

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.