Estudo: jogadores entusiastas são mais depressivos e ansiosos

Estudos sobre os efeitos dos games nos jogadores saem aos montes. Uns dizem que fazem mal de diversas maneiras. Outros ressaltam os benefícios. A pesquisa mais inédita desse tipo, contudo, vai mais com a primeira opção e aponta que quem joga a níveis excessivos de tempo (entusiastas) tende a ficar mais ansioso e depressivo do que o considerado normal.



Conduzido pela Universidade de Victoria, na AustrÁlia, o estudo examinou os efeitos acadêmicos, nos relacionamentos e na saúde mental de dois grupos de jogadores: os que jogavam até 21 horas por semana (considerados normais) e os que passavam dessa cota (os possíveis problemÁticos).

Sem chances de erro, os resultados mostraram que 25% dos jogadores integrantes do segundo grupo podiam ser mais depressivos, enquannto 15% podiam se apresentar mais estressados e ansiosos. Além disso, o segundo grupo ficou bem mais tendencioso a usar os jogos eletrônicos como um "mecanismo de escape" aos problemas da vida cotidiana.]

"Estudos passados também indicam que até mesmo o primeiro grupo podia sofrer com estresse excessivo, ansiedade e depressão descontrolada. Mas o mais alarmante é que mais da metade dos entusiastas podem chegar a se transformarem casos clínicos mais sérios", disse Daniel Lonton, responsÁvel pela condução das pesquisas, ressaltando também que ainda não  averiguou o quão grave os problemas são ou até que ponto eles podem ser classificados como fatores de risco.

Assuntos
Tags
  • Redator: Andrei Longen

    Andrei Longen

    Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Andrei Longen é entusiasta por videogames desde os 7 anos, quando ganhou um Odyssey 2, seu primeiro console. Hoje tem PS4, PS3 e PS Vita e adora caçar troféus em todos os jogos. Colabora no Adrenaline com notícias, análises, artigos, colunas e vídeos.

Bingo pré-lançamento Radeon RX 6000. A Big Navi vai ser:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.