Fazer um celular movido a energia solar é um grande desafio, diz Nokia

A Nokia concluiu após pesquisas que a indústria ainda estÁ longe de conseguir desenvolver de um celular recarregÁvel através da energia solar. "Carregar um telefone móvel simplesmente usando um painel solar na traseira é possível, mas desafiador", afirmou a empresa no blog Nokia Conversations.

O maior obstÁculo é o tamanho dos aparelhos, que restringe a quantidade de carga que pode ser absorvida.



Ao longo do período de estudos, a Nokia testou cinco protótipos com carregadores solares, cada um utilizado por uma pessoa em uma diferente parte do mundo, com climas distintos. Ao fim do processo, a companhia notou que, na maioria das vezes, a energia obtida era o suficiente para manter o telefone em modo standby, mas permitia muito pouco tempo de conversação.



O celular que se saiu melhor nos testes foi o que estava localizado no Quênia, onde o sol é abundante. Além disso, a pessoa que testou o aparelho trabalha como segurança, portanto, ficava parada na maior parte do tempo. JÁ o celular utilizado na região do Ártico sofreu com as variações climÁticas rigorosas, jÁ que a quantidade de luz solar por lÁ depende muito da época do ano. Mesmo no verão, o ângulo dos raios de sol é muito baixo, insuficiente para fornecer uma carga satisfatória.

Nos casos em que os usuÁrios precisaram ficar com o celular em movimento, a energia absorvida também foi bem menor. A Nokia nota, porém, que resultados razoavelmente satisfatórios foram obtidos pelas pessoas que levavam o aparelho pendurado no pescoço. "No entanto, esse não é o arranjo mais elegante ou conveniente e é preciso arrumar outra solução", diz a empresa. E, sem dúvida, nós concordamos.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.