Intel prepara processadores Atom com 4 núcleos (quad core) para 2013

A Intel parece ter finalmente saído do marasmo em se tratando de processadores para dispositivos portÁteis (linha Atom), ao planejar uma série de novidades para o segmento. Em maio do ano passado, a companhia informou que farÁ 3 grandes aprimoramentos na linha Atom nos próximos 3 anos. A primeira grande novidade ficarÁ a cargo da geração Saltwell, com litografia em 32nm; seguida da Silvermont, que terÁ processo de fabricação em 22nm com tecnologia Tri-gate; e finalmente a geração Airmont, com litografia super refinada em 14nm.

HÁ alguns dias, a companhia lançou a terceira geração da plataforma Atom – codinome Cedar Trail – com as versões para netbooks N2600 (1.60Ghz) e N2800 (1.83Ghz), além do D2500 (1.86Ghz) e N2700 (2.13Ghz) para nettops.


E pelo visto, a companhia não irÁ parar por aí. A Intel planeja o lançamento de 3 novos processadores: o N2650 (1.7Ghz), o N2850 (2.00Ghz) e o D2550 (com GPU operando em 640Mhz – contra 400Mhz do D2500).

Contudo, a informação que estÁ chamando mais a atenção do mercado refere-se ao fato de que a Intel pretende dar um novo "fôlego" à linha Atom em 2013, com o lançamento de versões contendo 4 núcleos de processamento central. Embora sejam previstos inicialmente para o segmento corporativo (micro servidores), a companhia planeja ampliar o campo de atuação, ao atingir o segmento dos nettops e notebooks compactos.

- Continua após a publicidade -

A linha Atom quad core contarÁ com o suporte a memória ECC, além de outras novidades para o setor, como nova controladora de memória e muito provavelmente, GPU mais moderna e robusta.
Antes, porém, em 2012, a Intel lançarÁ uma nova geração, codinome Saltwell, que aumentarÁ a relação entre desempenho e consumo de energia em relação ao Cedar Trail.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

Bingo pré-lançamento Radeon RX 6000. A Big Navi vai ser:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.