AMD nega existência de uma possível Radeon HD 7980

No sÁbado passado, dia 31 de dezembro, o Chiphell veiculou uma notícia sobre a nova geração de GPUs da AMD (Southern Islands) que causou bastante alvoroço pelos websites internacionais.

O referido site postou uma suposta imagem da Sapphire, onde constavam detalhes de vÁrios modelos da Radeon HD 7970 (Tahiti). Contudo, um detalhe chamou bastante atenção do público: a quantidade de Stream Processors (SPs) das VGAs Toxic ZX e Da Original.

Para quem não sabe, a Radeon HD 7970 possui 2048 Stream Processors. Contudo, as tais placas da Sapphire continham a inscrição de 2304 SPs, gerando assim o rumor de que a AMD estaria planejando o lançamento de uma placa ainda mais poderosa, chamada Radeon 7980.


(Radeon HD 7970)

Outro fato estranho refere-se às especificações das duas placas, que estavam riscadas, como se estivessem erradas. Mas se estavam erradas, porque não recolher tal material, ou colocar um adesivo por cima, evitando assim confusão?

Possíveis erros ou mal entendidos a parte, o fato é que a AMD veio hoje a público comunicar que a GPU Tahiti não possui Stream Processors "escondidos", ou seja, desativados. Assim fica a dúvida no ar: serÁ mesmo uma empresa do porte da Sapphire cometer um erro tão grosseiro assim, ou serÁ não foi uma "pegadinha" da AMD para desmascarar os parceiros que costumam vazar informações para a imprensa?!

Assuntos
Tags
amd
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

Bingo pré-lançamento Radeon RX 6000. A Big Navi vai ser:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.