Depois de falha em placas mãe X79, Gigabyte lança atualização de BIOS

Na semana passada um overclocker taiwanês realizou um teste na motherboard Gigabyte X79 UD3 e o resultado foi a queima de um componente da placa. A Gigabyte se manifestou e, aparentemente, a empresa recebeu reclamações de outros usuÁrios com o mesmo problema. Além da placa X79 UD3, a UD5 e a G1.Assassin 2 também apresentaram falhas.

Ao que parece, a queima foi provocada por um firmware com problemas que complementa o circuito PWM da placa. A qualidade dos componentes PWM também foi apresentada como um dos fatores.

Para tentar contornar o problema, a Gigabyte lançou uma atualização para a BIOS dos produtos afetados. Essa BIOS, no entanto, vai paralisar as habilidades overclock da placa e diminuirÁ a potência do CPU quando exposto a "stress" extremo, para poupar o VRM. A atualização serÁ para aqueles que optarem por manter suas placas ou que não vão utilizÁ-la para trabalhos pesados. A outra solução é substituir a motherboard por uma nova, totalmente de graça, assim que disponibilizarem a placa corrigida.

- Continua após a publicidade -

A gigabyte também anunciou que irÁ retirar do mercado todo os modelos afetados.

Confira abaixo o vídeo do teste realizado na placa, o "problema" acontece nos últimos segundos do vídeo:

UPDATE: Depois do lançamento da atualização para a BIOS versão F7, um renomado overclocker realizou um teste usando Core i7-3930K e a placa mãe X79-UD3. Ele atingiu 5643.2 MHz, usando uma base clock de 99MHz, multiplicador 57.0x e CPU de 1.548V e atingiu recorde no overclock através do super do Super Pi 1M e 32M. A validação  da CPU-Z pode ser vista aqui. Mais informações no site da TechPowerUp.

- Continua após a publicidade -

Confira abaixo o vídeo do overclock com a nova versão da BIOS.



Assuntos
Tags
  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

Qual vai ser o melhor game de setembro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.