PhysX da Nvidia permite maior realismo aos games

Os desenvolvedores de jogos têm se esforçado para trazer ao mercado games que se assemelham cada vez mais com os movimentos e imagens da vida real. Essas características podem ser aprimoradas com a tecnologia PhysX, da Nvidia, que permite maior realismo aos games, jÁ que a tecnologia possibilita realizar cÁlculos físicos complexos em tempo real, em mais de 30fps. Com isso, jogos podem processar física complexa de maneira muito rÁpida, gerando a tão sonhada proximidade com o real através de simulações convincentes e efeitos dinâmicos.

Cacos de vidro, pingos de Água, fumaça e colisões são alguns dos efeitos físicos que o PhysX permite acrescentar de forma mais natural ao game. Você pode conferir no vídeo abaixo o uso da tecnologia em Batman Arkham City. HÁ também dezenas de vídeos no YouTube que mostram a tecnologia sendo executada em outros jogos.


O PhysX tem sido utilizado em quase 300 games e é uma multi-plataforma suportada por vÁrios dispositivos, desde iPhone a CPUs multicore tops de linha. A popularidade da tecnologia não para por aí. Devido à política de licença "liberal" da Nvidia, o PhysX SDK tem sido baixado por milhares de pessoas.

Embora tenha sido produzida para desenvolvedores de games, a tecnologia é usada também por pesquisadores, educadores e criadores de aplicativos de simulação, jÁ que permite alto grau de precisão na execução de tarefas.

- Continua após a publicidade -

Lançado em 2004, o "motor da física" foi melhorado e atualizado desde então. Incialmente foi desenvolvido pela Ageia com o nome de NovoDex SDK. Interessada pelo produto que a empresa havia produzido, a Nvidia resolveu comprar toda a companhia por 30 milhões de dólares.

Assuntos
Tags
  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

Qual vai ser o melhor game de setembro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.