Intel aumenta participação de mercado para 83,7% no terceiro trimestre

A Intel aumentou a vantagem em relação a AMD no terceiro trimestre deste ano, em receita. Segundo dados da empresa de pesquisa de mercado IHS, a Intel possui 83.7% do mercado no Q3, aumentando em 1.2% sua participação em relação ao trimestre anterior. JÁ a AMD caiu 0.3%, para 10.2%. Como os modelos de CPUs da Intel possuem preços, em geral, mais caros que os comercializados pela AMD, e este número representa a receita total, isto não indica necessariamente um aumento da participação no número de unidades vendidas.


O crescimento explosivo dos dispositivos com arquitetura ARM, por muitos visto como um grande concorrente para a Intel no futuro, curiosamente foi o responsÁvel por boa parte deste crescimento da empresa. A grande quantidade de serviços "na nuvem", utilizados em larga escala em aparelhos como tablets e smartphones, aumentaram a demanda por processadores para servidores, como os da linha Xeon.

Ainda hÁ uma expectativa sobre o desempenho da empresa neste último trimestre do ano, por conta das enchentes na Tailândia, que encareceram os HDs e por tabela afetaram as vendas de computadores. A própria Intel jÁ divulgou uma previsão de queda de um bilhão da receita da empresa, para o quarto trimestre de 2011.

Apesar da participação pouco expressiva no mercado de dispositivos móveis, a Intel deve apresentar novidades no início do ano que vem, possivelmente jÁ na CES 2012, como aparelhos baseados no chip Medifield. A evolução dos chips Atom é considerado indispensÁvel para manter a representatividade da empresa neste mercado, jÁ que o segmento de netbooks vem perdendo espaço para os tablets, que utilizam a arquitetura ARM e vem apresentando melhor desempenho e eficiência energética.

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Escolha sua arma:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.