Nokia abandona o nome "Symbian"

É hora de esquecer o Symbian. Não que a Nokia tenha desistido do sistema, mas ao menos deixou para trÁs a marca. A mais nova versão do sistema se chamarÁ simplesmente Nokia Belle.

Anunciada em agosto, a nova versão promete aprimorar ainda mais as melhorias trazidas pelo Anna, lançado em abril. Entre as novidades, estão widgets redesenhados e em tamanhos diferentes para aumentar as possibilidades de personalização da tela, e mais homescreens (um total de seis, contra três da versão anterior).



O Belle virÁ também com novos aplicativos da Microsoft, como o Lync, Sharepoint, OneNote, Exchange  ActiveSync e PowerPoint Broadcaster. O sistema também é totalmente compatível com NFC e ganhou vÁrias remodelagens no visual.



Quanto à mudança de nome, a Nokia avisou sem alarde no blog Nokia Conversations. "A interface totalmente nova do Nokia Belle (antes Symbian Belle) serÁ disponibilizada em breve para download para alguns smartphones existentes e começarÁ a ser entregue em uma seleção de aparelhos que jÁ estão no mercado", anunciou a empresa.

Assim, os novos Nokia N8, C7 e C6-01 jÁ virão de fÁbrica com o Belle. A partir de fevereiro de 2012, a Nokia também vai disponibilizar a plataforma para os usuÁrios do E7, E6, X7 e Oro.

- Continua após a publicidade -

UPDATE: Após a postagem, muita gente começou a questionar a Nokia por causa da decisão. Para resopnder algumas dúvidas (inclusive essa), a empresa preparou um post mais completo. Nele, ela diz que vai continuar usando o nome Symbian Belle "para algumas audiências, como desenvolvedores". O comunicado prossegue dizendo que "agora temos a flexibilidade para usar apenas Nokia Belle para nos referirmos à nossa maior atualização do Symbian". E aí, isso esclareceu ou complicou ainda mais as coisas?

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.