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ACIGAMES lança campanha nacional contra pirataria

A Associação Comercial, Industrial e Cultural de Games (ACIGAMES) anunciou a campanha nacional contra a pirataria “Eu Tô Legal” para incentivar a legalização do comércio de games no Brasil. A iniciativa pretende destacar comerciantes e lojistas do varejo que trabalham na legalidade, com jogos e equipamentos originais, e, ao mesmo tempo, esclarecer a sociedade sobre os benefícios da aquisição desses produtos ao invés das cópias ilegais.

“A pirataria tem sido o grande entrave para o mercado de games nacional”, afirma Moacyr Alves Jr., presidente da ACIGAMES. “Enquanto não conseguirmos mobilizar o gamer para compreender que, adquirindo pirataria, ele estÁ lesando não apenas a indústria e o comercio nacionais, mas também a si próprio, esse quadro não vai mudar.”

Por meio da campanha, varejistas em situação irregular vão receber orientação para adequarem seu negócio às normas legais. JÁ os lojistas legalizados terão facilidades para se associarem à instituição, enquanto os lojistas jÁ associados passarão por um processo de anÁlise para receberem o Selo de Qualidade ACIGAMES. “O selo atesta a qualificação e compromisso do empreendimento com o mercado formal e a confiança da ACIGAMES na conduta moral do lojista, que busca assegurar os produtos de sua loja ao consumidor.”, observa Moacyr Alves.

O comércio ilegal de jogos digitais ainda é um problema no Brasil, embora tenha mostrado leve tendência de queda em meados deste ano, segundo o IDC Global Software Piracy Study, realizado pela IDC e divulgado pela BSA – Business Software Alliance. Para a ACIGAMES, essa queda pode estar relacionada ao equilíbrio financeiro dos últimos anos no país e à iniciativa pelo consumo de jogos legítimos, incentivada pelo protesto popular “Jogo Justo” e pelas iniciativas de empresas do setor.

De acordo com o Advogado Tributarista e Conselheiro Jurídico da associação, Marcos Chien, “o Brasil tem potencial para se tornar um dos dez maiores mercados do mundo”. Em 2010, o mercado de games nacional cresceu aproximadamente 15% e, de acordo com projeções da Pricewaterhouse Coopers LLP e Wilkofsky Gruen Associates, poderÁ movimentar até R$ 613 milhões, neste ano.

A campanha “Eu tô legal” serÁ oficialmente lançada no dia 28 de janeiro de 2012, durante o 1º Fórum Nacional do Comércio de Games do Brasil, e começarÁ com a  avaliação dos associados para receberem do selo de qualidade. 

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