Intel desenvolve protótipo de smartphone com seu próprio chip móvel

A Intel deve ser a próxima empresa a investir no ramo dos chips para smartphones e, inclusive, um modelo da Samsung equipado com um processador da empresa pode aparecer jÁ na CES 2012. Agora, o pessoal do site Technology Review teve a oportunidade de ver um protótipo de aparelho baseado no Medfield, o novo chip móvel da Intel, rodando Android.

O Google, inclusive, jÁ estÁ trabalhando na adaptação da sua plataforma para os chips Intel. "Esperamos que os produtos baseados em Medfield sejam anunciados na primeira metade de 2012", adfirmou Stephen Smith, vice-presidente de desenvolvimento da empresa.



O novo chip deriva da plataforma Atom, mas combina suas funções em uma única peça de silício, em um design de system-on-a-chip (SoC) semelhante ao dos processadores ARM utilizados nos smartphones hoje em dia. Assim, o chip móvel serÁ bem mais econômico do que a sua versão para PCs.

A Intel jÁ desenvolveu um protótipo de referência, que deverÁ ser utilizados pelas fabricantes interessadas como inspiração para os produtos baseados na tecnologia. Conforme o Technology Review, o aparelho tem dimensões similares às do iPhone 4, embora seja visivelmente mais leve. O protótipo ao qual eles tiveram acesso rodava o Android 2.3 (Gingerbread).

Entre algumas das suas características, estão a capacidade de rodar vídeos em FullHD e transmití-los para a televisão, e a captura rÁpida de imagens pela câmera, que pode fotografar a uma taxa de 15 fotos de 8 megapixels por segundo. Ainda conforme o site, a navegação na web é rÁpida e fluida. Smith disse que a Intel inseriu alguns circuitos no Medfield especificamente para aumentar a velocidade dos aplicativos Android e a navegação na Internet.

A companhia testou esse modelo, comparando-o a outros smartphones existentes no mercado. De acordo com Smith, a conclusão foi de que tanto o desempenho grÁfico quanto a navegação e a economia de energia foram superiores às dos três primeiros colocados, embora ele não revele quais foram os produtos avaliados.

Se todas as promessas serão cumpridas, resta esperar o próximo ano para ter certeza. Provavelmente, jÁ na CES 2012, alguns gadgets baseados no Medfield jÁ vão aparecer.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.