Canonical irá desativar os pacotes Java do Sun JDK no sistema Ubuntu

Desde agosto, com a mudança da licença de uso do Java em sistemas Linux, a Canonical e todas as demais desenvolvedoras de sistemas operacionais baseados no pinguim passaram a não poder mais fazer atualizações no pacotes JDK da Oracle (ou da Sun, para os saudosistas). Por conta das falhas de segurança presentes nestes pacotes, e pela incapacidade de sanÁ-las, a Canonical decidiu por fim fazer o inevitÁvel, e de forma invasiva: irÁ apagar todos os pacotes JDK "da Sun" de seus repositórios e inclusive dos computadores onde estão instalados.

Os pacotes do Sun JDK Java serão apagados através de uma atualização do sistema, o que farÁ com que aplicativos que dependem deles parem de funcionar nas versões 10.04, 10.11 e 11.04 do Ubuntu. Para quem faz questão de utilizÁ-los, ainda serÁ possível baixar e instalar os pacotes manualmente, jÁ que a opção não estarÁ mais disponível nos repositórios do sistema.

Apesar de invasiva, a Canocial afirma que esta mudança é necessÁria para acabar com as vulnerabilidades "pela raiz". Segundo a empresa, os usuÁrios devem substituir estes pacotes pelos do OpenJDK, que alcançou maturidade suficiente para tanto e inclusive serÁ utilizado pela própria Oracle daqui para frente.

Até pode ser, jÁ que por aqui até o famigerado sistema de segurança do Banco do Brasil tem rodado corretamente no OpenJDK. Só espero que isto não abra precedentes para a Canonical sair apagando pacotes dos computadores por aí, quando "ela decidir necessÁrio".

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.