Fabricantes de HDs diminuem período de garantia

A Seagate e a Western Digital vão reduzir o tempo de garantia de seus discos rígidos para economizar dinheiro e redirecionar quantias para o desenvolvimento de produtos. Em alguns casos, o período passarÁ a ser de apenas um ano, ao invés de cinco.

A medida, reportada pela primeira vez pelo The Register, significa que novos HDs fabricados pelas companhias não virão mais com garantias entre três e cinco anos. Alguns modelos, porém, continuarão com o período tradicional. É o caso do Caviar Black e Scorpio Black da Western Digital, conforme o site.


De acordo com o Computerworld, alguns HDs da Seagate também continuarão com a garantia inalterada, especialmente os drives corporativos da linha Cheetah e os HDs externos. A empresa explicou ao site que a iniciativa é uma forma de padronizar os termos de garantia de seus produtos para ficarem mais consistentes com as regras normalmente aplicadas em toda a indústria de tecnologia e eletrônicos de consumo. "Alinhando a garantia aos padrões da indústria, a companhia pode continuar a focar seus investimentos na inovação tecnológica e em características únicas nos produtos, que agregam valor para os consumidores", afirmou.

A série Constellation 2 e o drive híbrido Momentus XT passarão de cinco a três anos de garantia. Em uma medida mais radical, certos discos internos para dekstops e notebooks terão o período reduzido para apenas um ano, como os modelos Barracuda e Barracuda Green e o Momentus de 2.5 polegadas.

A Western Digital, por sua vez, não detalhou suas razões para o corte no tempo da garantia. O porta-voz da companhia apenas destacou que a decisão não tem relação alguma com as recentes inundações na Tailândia, que prejudicaram a produção dos HDs e, inclusive, elevaram os preços em todo o mundo. No caso da WD, os modelos Caviar Blue, Caviar Green e Scorpio Blue passarão a ter dois anos de garantia ao invés de três.

As novas regras passam a valer a partir do dia 31 de dezembro para os produtos da Seagate e, no dia 2 de janeiro, para os discos da WD. Todos os drives vendidos antes dessas datas continuarão com seus períodos de garantia normais.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.