Campus Party anuncia programação da edição 2012

A quinta edição do maior acontecimento de inovação, entretenimento digital, ciência e cultura digital do mundo jÁ estÁ na agenda de 7 mil campuseiros que adquiriram seus ingressos em tempo recorde. Agora, chegou a vez da Campus Party divulgar a sua agenda da programação. De 6 a 12 de fevereiro, o Anhembi serÁ palco de mais de 500 horas de conteúdo nas zonas de Ciência (que engloba as Áreas de Robótica, Astronomia e Espaço, Modding e Hardware), Cultura Digital (Mídias Sociais, Artes Digitais e Música), Inovação (Desenvolvimento, Segurança e Redes e Software Livre), Entretenimento Digital (Games) além das ações especiais: o Campus Fórum, o Campus Empreendedorismo, a Semana da TV Digital, a Semana do IPV6 e a Área transversal de Campus Verde.

"Nessa edição, a equipe de Conteúdos, junto aos curadores de cada Área, estÁ trabalhando mais do que nunca a transversalidade e a convergência de temas. Algo que sempre esteve presente na Campus, mas que fica ainda mais evidente através das pÁginas do site: o campuseiro irÁ encontrar atividades que acontecem em outros palcos na pÁgina de seu interesse. O objetivo é que as tribos se misturem mais dentro do evento", explica a Coordenadora de Conteúdos Carolina De Marchi.

Os principais temas que provocarão esta transversalidade são os mais citados tanto pelo mercado quanto pelos especialistas em diversas Áreas: cloud computing, mobilidade e gamificação. Os palestrantes das Áreas também serão bastante ecléticos e atuais, como os onipresentes em quaisquer Campus Party Deive Pasos e Alexandre Ottoni, representando o orgulho geek do Jovem Nerd; a astrônoma e pesquisadora da NASA Duilia Fernandes de Mello; e até nomes inusitados como Sany Pitbull, na mesa "Bonde do sample: a pirataria e a cultura do remix no funk carioca".

Apesar de tantas atrações jÁ anunciadas, a grade de programação divulgada hoje ainda contemplarÁ novas atividades até a data do evento, que poderão ser vistas no site oficial: www.campus-party.com.br.


Confira os destaques da Agenda da 5ª edição da Campus Party Brasil:

Zona Ciência

Na Área de Modding e Hardware, o destaque é a final do primeiro campeonato de overclocking do Brasil - o XOC Brasil. A competição, organizada pelos curadores Ronaldo Buassali e Arnaldo Gesuele começou em dezembro, e os 10 finalistas vão disputar o primeiro lugar no dia 11 de fevereiro. Somente na Arena da Campus Party é que conheceremos quem melhor consegue modificar um computador para que o seu hardware atinja um desempenho excepcional.

A Área de Astronomia reserva palestras que abrangem ficção científica, como OVNIs e filmes, ao mapeamento estelar utilizando aplicativos, além de oficinas prÁticas, que ajudarão os aficcionados a construírem uma luneta ou uma Câmara de Wilson (dispositivo que permite a visualização de raios cósmicos).

Os apaixonados por Robótica terão muitas chances de colocar a mão na massa em diversas atividades prÁticas, ao mesmo tempo em que poderão se divertir com o futebol e o sumô de robôs.

Zona Cultura Digital

Para a Área de Música, as curadoras Lalai e Ana Laura trazem uma atração que reforça o carÁter de transversalidade da Campus Party, no caso, entre Desenvolvimento e Música. O Music Hack Day é uma maratona de desenvolvimento de aplicativos para plataformas de música que estarÁ presente pela primeira vez no Brasil. Serão cerca de 24h de competição, incluindo diversas palestras e oficinas, com a premiação do melhor aplicativo musical produzido na Campus.

Em Social Media, webcelebrities como @NãoSalvo e @NairBello marcam presença para papos e gincanas imprevisíveis, além de mesas sobre assuntos que estão na ponta da língua do internauta: social games,  presença de marcas nas redes, freemium, cyberativismo, geek economy e story telling.

Completando a Zona, a Área de Artes Digitais se destaca pelas atividades ecléticas que vão desde discussões sobre o novo e o velho da fotografia, o cinema 3D 4K e o gato robô da Pinacoteca, até as diversas vertentes do design, além de muita experimentação com oficinas de streaming, glitch art e Arduino.

Zona Inovação

Desenvolvimento, Segurança e Redes e Software Livre estarão no caldeirão da agenda da Campus Party na Zona mais concorrida da Campus: Inovação. Android vs. iOs, PCs vs. Smartphones, criptografia, Unity, EPub, Open Cobalt, Open Kinect, HMTL5 e cloud computing serão temas de palestras, debates e oficinas ministradas por quem estÁ na vanguarda da cultura technogeek nacional e internacional.

Na Área de Segurança e Redes , a semana começa com o Dia Mundial da Internet Segura (7 de fevereiro), uma iniciativa que mobiliza 65 países de todo o mundo para promover o uso seguro da Internet. Em 2012, o tema é "Conectando Gerações: Descobrindo o Mundo Digital Juntos...Com Segurança!" .

Zona Entretenimento Digital

Os Games apresentam, além dos tradicionais campeonatos, palestras de tendências como a de transmídia, o uso de jogos em terapia ocupacional e ainda a palestra de indie games com o estúdio chileno Ace Team, ganhador do prêmio de jogo mais original de 2011 pela da Insider Game Awards, com o jogo Rock Ages.

Ações Especiais

O Campus Fórum trarÁ temas de interesse à sociedade como um todo: a inovação tecnológica como motor econômico, o futuro da leitura, a governança da web brasileira e sua memória são alguns exemplos de debates que podem formatar tendências e padrões. JÁ Campus Empreendedorismo discute assuntos que andam esquentando o mercado: crowdfunding, empreendedorismo social, inovação aberta e design thinking.

Temas de sustentabilidade e tecnologia permeiam a Campus Verde, presente em diversas outras Áreas de conteúdos. O campuseiro também poderÁ se divertir com mais simuladores em uma Área específica para estas atrações na Arena, levando experiências a níveis muito próximos da realidade numa verdadeira injeção de adrenalina.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

Qual vai ser o melhor game de setembro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.