AMD Radeon HD 7970: Lançamento, detalhes e benchmarks

Após muitas especulações como sempre acontece antes de novos lançamentos, finalmente temos dados da nova placa TOP single chip da AMD, baseada na geração 7000.

Mas antes dos dados da placa, outra surpresa, a AMD teria adiantado o anúncio oficial da geração 7000, em especial da Radeon HD 7970, para dia 22 de dezembro 2011, antes previsto para dia 9 de janeiro 2012. De acordo com notícias que circulam pela internet, dia 9 de janeiro outros detalhes sobre essa geração serão revelados, data que cai durante a CES, possivelmente veremos alguma novidade por lÁ em primeira mão.

Sobre a Radeon HD 7970 temos vÁrios detalhes vazados através de um slide que foi publicado pelo site Orb-Hardware, além de outro slide que confirma os dados. Abaixo temos parte das especificações da placa, que vem com clock do core a 925MHz e 3GB de RAM GDDR5, com processo de fabricação em 0.28nm. Como outros destaques temos 3.5 TFLOPs, 32 ROP e não 48 como era especulado. Reparem no consumo de energia, que fica em 300W em uso e cai para 3W em modo IDLE.

- Continua após a publicidade -

De acordo com outros slides, a nova geração de placas TOP suportarÁ soluções de cooler single-slot, algo que não vemos a anos em placas de vídeo de alto desempenho, mais um belo atrativo da nova geração. Em se tratando de conexões, a 7970 trarÁ em seu modelo referência 2 x DisplayPort, 1 x HDMI e 1 x DVI, incluindo adaptadores HDMI para DVI e MiniDisplayPort Ativo, importante para o uso da tecnologia Eyefinity. A nova placa de vídeo ainda trarÁ dual bios como sua geração anterior, com uma das bios desbloqueadas. De acordo com a AMD, o sistema de FAN também ganhou melhorias, assim como o heat sink, que estÁ na sexta geração.

Por fim, o mais importante, temos os primeiros benchmarks da placa, onde vemos um ganho significativo da 7970 sobre a 6970, pelo menos quando rodando sobre a tecnologia tessellation. Nos grÁficos abaixo, podemos ver que o ganho mínimo foi de 1.5x(50%), mas chegou a quase 2.5x(150%) no teste do Unigine.

Agora é esperar dia 22 de dezembro para ver se tudo se confirma.

- Continua após a publicidade -

Assuntos
Tags
amd
  • Redator: Fabio Feyh

    Fabio Feyh

    Fábio Feyh é sócio-fundador do Adrenaline e Mundo Conectado, e entre outras atribuições, analisa e escreve sobre hardwares e gadgets. No Adrenaline é responsável por análises e artigos de processadores, placas de vídeo, placas-mãe, ssds, memórias, coolers entre outros componentes.

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.