Primeira máquina arcade da história completa 40 anos

A era dos videogames começava em dezembro de 1971, quando, pela primeira vez, um jogo eletrônico foi produzido e comercializado em massa: o "Computer Space". Criado pelo engenheiro Nolan Bushnell com a ajuda da empresa Nutting Associates, o game coloca o jogador no controle de um foguete contra dois discos voadores controlados pelo computador.

Os movimentos são feitos com quatro botões: um atira mísseis, dois direcionais rodam o foguete no sentido horÁrio ou anti-horÁrio, e o último botão movimenta a nave na direção escolhida pelo jogador.



Tudo ficou pronto dois anos após Bushnell conceber a ideia. A inspiração foi o "Spacewar!", criado por cientistas do Massachusetts Institute of Technology (MIT) que criava um duelo espacial em uma tela vetorial de computador. Bushnell, que jÁ conhecia os fliperamas da época operados com moedas, principalmente mÁquinas mecânicas de pinball, resolveu simplesmente unir os dois conceitos.



Diferentemente do que ocorre hoje em dia, quando a indústria dos games se tornou uma das mais lucrativas do mundo, o "Computer Space" não foi exatamente um sucesso. Vendeu apenas cerca de 1.500 gabinetes e as pessoas consideraram o game complicado demais. Mas sua criação abriu as portas para a chegada dos videogames, inclusive os caseiros: o Odyssey 100, videogame de mesa da Magnavox, chegou às prateleiras apenas seis meses depois, em 1972. Para saber mais sobre a história dos videogames, confira o nosso especial.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Qual vai ser o melhor game de setembro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.