Conficker completa 3 anos e já registra mais de 11 milhões de infecções

O Conficker, worm que ataca sistemas vulnerÁveis, é considerado a maior ameaça mundial de rede pela M3Corp, parceira Sophos. Segundo os relatórios, mais de 11 milhões de computadores jÁ foram infectados pelo vírus que se difere dos convencionais por ter a capacidade de se auto-replicar e atacar computadores através de ligações em rede, conexões com a internet e anexos de email.

 

 "A tendência é que este malware continue atingindo PCs no mundo durante os próximos anos", revela o executivo da M3Corp, Vinicius Maciel. O executivo recomenda algumas atitudes para evitar que o Conficker ou qualquer outro malware ataque sistemas operacionais e softwares em geral, principalmente em ambiente corporativo, onde, segundo ele, circula um grande volume de dados:

- Atualize seu Sistema Operacional (de acordo com o boletim MS08-67 da Microsoft);
- Desative o "autorun" em dispositivos USB e CDs/DVDs
- Reveja sua política de senhas (evitar senhas "fracas")
- Se possível, desabilite o "Compartilhamento de Arquivos e Impressoras"
- Utilize uma solução de NAC (Network Access Control) –  Como exemplo o NAC da Sophos
- Utilize um antivírus Corporativo e mantenha o mesmo atualizado – com cuidados com as exclusões de arquivos e diretórios para não serem verificados pelo mesmo.

Os cuidados acima previnem não somente os ataques baseados na exploração da vulnerabilidade, mas também quanto às outras formas de propagação do Conficker (compartilhamento de arquivos, auto run em dispositivos USB, CDs/DVDs e ataques contra usuÁrios com senhas fracas) entre outras ameaças que tem crescido ultimamente.

- Continua após a publicidade -

A M3Corp possui ferramentas gratuitas contra o malware, como o "Conficker Removal Tool" que aliado à cuidados diÁrios, reduz 100% da ameça deste malware na rede.

Assuntos
Tags
  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

Qual vai ser o melhor game de setembro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.