HP transforma o webOS em uma plataforma de código aberto

A HP finalmente decidiu dar um destino ao webOS. A companhia revelou que irÁ liberar o sistema para a comunidade open source e que irÁ continuar desenvolvendo e suportando o software.

Em um comunicado oficial, a empresa afirma que "combinando a plataforma inovadora do webOS com o poder de desenvolvimento da comunidade open source, surge a oportunidade de aprimorar significativamente as aplicações e serviços web para a próxima geração de dispositivos."



Quando a empresa anunciou o fim da sua divisão de aparelhos móveis baseados em webOS, acabando com o tablet TouchPad, surgiram muitas dúvidas e rumores sobre qual seria o futuro do sistema. Inicialmente, falava-se que a Amazon poderia adquiri-lo. Depois, surgiram especulações de que outras empresas estariam interessadas, principalmente por causa das patentes, como a Oracle, por exemplo.

Agora, estÁ definido que o webOS não irÁ ser vendido e, muito menos, irÁ morrer. A HP não só vai continuar desenvolvendo o sistema, com o apoio de desenvolvedores da comunidade open source, como poderÁ ainda liberÁ-lo para outras empresas utilizarem em seus produtos, além de continuar oferecendo suporte para quem jÁ adquiriu um aparelho baseado no sistema – que não devem ser poucos, jÁ que a liquidação do TouchPad acabou rapidamente com os estoques e alçou a HP ao posto de segunda maior fabricante de tablets do mundo.

A HP vai liberar o código-fonte do webOS sob uma licença de código aberto. Mas quem pensa que a empresa pode retomar a produção dos portÁteis, estÁ muito enganado. Ao menos por enquanto, não hÁ nenhuma previsão de fabricar novos dispositivos com o sistema.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Bingo pré-lançamento Radeon RX 6000. A Big Navi vai ser:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.