Índice do Artigo

Notícias

Departamento de Astronomia da USP adota tecnologia AMD

O Departamento de Astronomia da Universidade de São Paulo (USP) acaba de investir mais de R$ 1,3 milhão na compra e instalação de seu novo supercomputador baseado em tecnologia AMD. A mÁquina serÁ desenvolvida em uma plataforma blade Altix ICE 8400 com um processador AMD Opteron 6172, com 4,6 TB de memória, cerca de 2.300 núcleos e potencial de 20 teraflops de processamento. Além da AMD, a SGI também foi vencedora da licitação para fornecer os itens necessÁrios para a construção do supercomputador.

Segundo o professor de Astrofísica da USP e responsÁvel pelo projeto, Alex Carciofi, o novo computador traz uma evolução significativa para o trabalho de cientistas e pesquisadores. “Agora, o departamento não precisarÁ mais utilizar computadores de parceiros. Temos recursos para atender nossa demanda e até capacidade de auxiliar com cÁlculos de outras instituições”, afirma.

No Departamento de Astronomia da USP, os professores trabalham com pesquisas em simulações nos campos mais avançados da astrofísica. Para isso, realizam os famosos number crunching – cÁlculos numéricos massivos -, a fim de alcançar modelos reais de fenômenos nas Áreas de astrofísica, cosmologia e astronomia galÁctica.

Ronaldo Miranda, vice-presidente da AMD para América Latina e gerente-geral da fabricante no Brasil, ressalta que o projeto desse supercomputador representa um marco importante, ao incentivar Áreas pouco exploradas nos cursos de física do Brasil. “A AMD tem como meta o investimento e a parceria em projetos de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias. Existe um grande potencial a estimular no Brasil”, afirma o executivo.

No primeiro momento, cerca de 150 usuÁrios serão atendidos pelo novo equipamento, que pretende incrementar e acelerar os complexos sistemas matemÁticos produzidos no Departamento de Astronomia da USP. O equipamento serÁ completamente integrado à infraestrutura da USP, até o final de dezembro de 2011.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções