Zalman CNPS 10X Extreme - [ TÓPICO DEDICADO ]

xDRICOx

HC3M!
mais pra frente eu tou vendo um desses zalmans aiii

o extreme ou o flex.

@gah, tem como voce fazer uns testes com linX? tipo uns 10 minutos +- ?

Gah

Soy yo
que tenha uns 70~80 cfm e nao seja tao barulhento?
Barulho é algo relativo, como eu tenho uma GTX295 24/7 full load, o ruído das fans eu nem escuto mais... Hehehe

Vc teria que ver o nível de ruído em decibéis que considera aceitável, por exemplo, caso vc tenha um cooler que a fan emite 35dB e acha que é muito barulhento, procure algum com 30dB ou menos, e por aí vai...

xDRICOx

HC3M!
Barulho é algo relativo, como eu tenho uma GTX295 24/7 full load, o ruído das fans eu nem escuto mais... Hehehe

Vc teria que ver o nível de ruído em decibéis que considera aceitável, por exemplo, caso vc tenha um cooler que a fan emite 35dB e acha que é muito barulhento, procure algum com 30dB ou menos, e por aí vai...
entendo. eu tive aqueles cooler master 69CFM 19dB (2 deles)
mas apareceu a oportunidade de vende-los com um preço bem interessante e nao aguentei HUAHAUAH

tem uns adda 88 cmf 39dB sera que é bom?

upking

Active Member
Essa poeira que o cooler juntou depois de 4 meses é sempre assim? Ou deve variar de acordo com o local como SP ou na praia?
po amigão, é relativo sim com o AMBIENTE que você mora, se for um lugar bem limpinho, e etc, vai ter menos poeira, aqui o quarto é limpo 1 vez por semana
eu moro a 2 quadras da praia, mas como estamos falando de poeira e não de areia, isso não influencia, a velocidade que vc usa o fan também influencia, e o tempo que o pc fica ligado também, em resumo, quanto mais ar tiver passando ali e mais tempo o pc tiver ligado, mais rapido fica sujo

outra coisa para os demais, tentei trocar o fan do zalman, por um mtek aqui, acho que eles fazem o mesmo vento, mas era só pra teste mesmo, e nao consegui instalar, precisaria de um mod no fan pra ele encaixar no suporte do cooler

Última edição:

Gah

Soy yo
Bom, eu resolvi botar meu i5 750 na mesma voltagem que o outro user fez, para poder fazer uma comparação mais direta.

Teste com os dois fans Scythe 110CFM, i5 750 @ 3.8GHz 1.384V. Usei o HW Monitor para padronizar o programa de monitoramento.

Temperatura do apartamento na hora dos testes: 24ºC

Seguem as temperaturas dos núcleos, sempre o maior e menor registrado pelo HW Monitor:

Temperatura em idle:

40ºC
37ºC
37ºC
35ºC

Temperatura em load:

64ºC
64ºC
61ºC
61ºC

Eu fiquei meio "desconfiado" dessas temperaturas, afinal, com 1.28V e temperatura ambiente mais baixa, o i5 a 3.8GHz ficou alguns graus mais frio, apenas.

Resolvi refazer o teste, utilizando o HW Monitor para medir as temperaturas:

Seguem as temperaturas dos núcleos, sempre o maior e menor registrado pelo HW Monitor:

Temperatura em idle:

37ºC
35ºC
35ºC
32ºC

Temperatura em load:

58ºC
56ºC
54ºC
55ºC

Ah, agora sim... Ficou mais coerente o resultado anterior, aparentemente o HW Monitor registra temperaturas menores que o Real Temp.

Fiz um teste para atestar isso:

É bem interessante, em idle, o Real Temp marca temperaturas 2ºC, em média, mais baixo que o HW Monitor. Agora, em load, a situação se inverte, o Real Temp marca temperaturas 2ºC mais alto, em média, que o HW Monitor.

xDRICOx

HC3M!
qual a diferença do flex pro Extreme, só o fan e a cor mesmo?

Gah

Soy yo
qual a diferença do flex pro Extreme, só o fan e a cor mesmo?
Aham, botei a 4.0GHz já, mas uso a 3.8GHz por ter uma melhor relação desempenho x consumo.

A diferença do Flex para o Extreme, além disso que vc citou, é que o Flex tem 3 aletas a menos que o Extreme.

TOLEI2006

"PUNK ROCK NÃO MORREU!!!"
Belo tópico rapaziada. Parabéns a todos que estão postando seus testes. Acompanhando. :)

Gah

Soy yo
è isso aê... Esse Zalman CNPS 10x Flex num faz feio não, inclusive [email protected] nos cores o máximo 64,
Pultz... tou impressionado com ele
É, quando eu instalei ele e botei pra ferver, vi que o bicho era bom...

Realmente.. está muito bom ese desempenho ai..
queria saber se o case está aberto e se tem algum fluxo de ar no quarto de teste.
Case fechado, janela aberta, mas não tem muito fluxo de ar aqui não, até porque esse PC fica na sala, e aqui na sala quase não bate vento.

Mas meu gabinete é bem ventilado, é um Antec 900, que possui duas ventoinhas de 120mm frontais, uma de 200mm superior e uma de 120mm na traseira.

danterx8

Member
Tipo o que achei estranho foi: no 1° teste estava temperatura ambiente 22° e i5 [email protected] e com 1.240 de Vcore e com as 2 Fans Scythe SY1225SL12SH - 1900RPM 110CFM em push-pull. em FULL stress deram: 62°, 60° , 57°, 57°

Agora esta: temperatura ambiente a 24°, dois fans Scythe 110CFM, i5 750 @ 3.8GHz 1.384V e as temperaturasem Full deram : 64,64,61,61

Acrescentando 0.144 de Vcore, com acésimo de 2° na temperatura ambiente, subiu 2,4,4,4 nos Cores respectivamente, num devia subir mais não nas temperaturas?

Gah

Soy yo
Tipo o que achei estranho foi: no 1° teste estava temperatura ambiente 22° e i5 [email protected] e com 1.240 de Vcore e com as 2 Fans Scythe SY1225SL12SH - 1900RPM 110CFM em push-pull. em FULL stress deram: 62°, 60° , 57°, 57°

Agora esta: temperatura ambiente a 24°, dois fans Scythe 110CFM, i5 750 @ 3.8GHz 1.384V e as temperaturasem Full deram : 64,64,61,61

Acrescentando 0.144 de Vcore, com acésimo de 2° na temperatura ambiente, subiu 2,4,4,4 nos Cores respectivamente, num devia subir mais não nas temperaturas?
Essa diferença se deve ao fato de que, quando fiz o primeiro teste, era 1.24V em idle, mas com o Loadline Calibration desligado (é uma doideira, no Linpack, e full load, o Vcore sobe para 1.28V). Eu estava fazendo uns testes na noite anterior, e acabei esquecendo as configurações da BIOS "zuadas". No teste de hoje, 3.8GHz com 1.28V e o LLC ativado é o ajuste que eu utilizo normalmente, no Linpack, em full load, o Vcore cai para 1.24V. Acho que essa diferença de 0.04V em load explica a diferença de temperatura, além do fato que eu utilizei o Real Temp no primeiro teste, e nesse segundo, utilizei o HW Monitor, assim como vc.

No teste que eu fiz com Vcore de 1.384V para bater com seu ajuste, no Linpack, em full load, o Vcore caia para 1.34V, não sei se acontece isso aí também.

Se vc comparar os dois testes que fiz hoje, verá que a diferença entre um e outro foi de 6 8 7 6 graus mais quente com 1.384V, em comparação com o teste com 1.28V.

ACCEL

\\\\\o/////
Essa diferença se deve ao fato de que, quando fiz o primeiro teste, era 1.24V em idle, mas com o Loadline Calibration desligado (é uma doideira, no Linpack, e full load, o Vcore sobe para 1.28V). Eu estava fazendo uns testes na noite anterior, e acabei esquecendo as configurações da BIOS "zuadas". No teste de hoje, 3.8GHz com 1.28V e o LLC ativado é o ajuste que eu utilizo normalmente, no Linpack, em full load, o Vcore cai para 1.24V. Acho que essa diferença de 0.04V em load explica a diferença de temperatura, além do fato que eu utilizei o Real Temp no primeiro teste, e nesse segundo, utilizei o HW Monitor, assim como vc.

No teste que eu fiz com Vcore de 1.384V para bater com seu ajuste, no Linpack, em full load, o Vcore caia para 1.34V, não sei se acontece isso aí também.

Se vc comparar os dois testes que fiz hoje, verá que a diferença entre um e outro foi de 6 8 7 6 graus mais quente com 1.384V, em comparação com o teste com 1.28V.
Ta meio complicado isso ae hehehe..
refaz tudo agora vai.. com a mesma temp ambiente e pronto.. descreva direitinho o vcore usado em full load..
A janela do case fica aberta então correto?

Gah

Soy yo
refaz tudo agora vai.. com a mesma temp ambiente e pronto.. descreva direitinho o vcore usado em full load..
A janela do case fica aberta então correto?
Não dá pra fazer com a mesma temperatura, pq não tenho ar condicionado aqui, então vai com a temperatura ambiente do momento. Antes que alguém diga que estou "chutando" a temperatura, tem um termômetro aqui.

Vou colocar aqui certinho as voltagens do primeiro e segundo teste para não ter mais dúvidas.

1º Teste: Post da primeira página - 1.24V em idle, 1.28V em load, LLC desativado (Todos os testes)
2º Teste: Post da segunda página - 1.28V em idle, 1.24V em load, LLC ativado; 1.38V em idle, 1.34V em load, LLC ativado.

E não, o gabinete fica fechadinho, o que eu quis dizer que fica aberto é a janela da sala.

danterx8

Member
Tipo para ficar mais claro, você podia desativar essas opções de economia energia pelo menos para os testes, deixar uns 20 minutos com OCCt ou LinX ( dê sua preferencia), executar o teste com o [email protected] 3.8ghz e 1.384
porque pelo menos pra mim num ficou muito claro isso não as vezes fica 1.24 as vezes vai 1.28 confundiu minha cabeça toda auhauha......
No meu teste, com 3.4ghz @ 1.232, minhas temperatures deram identicas as suas com seu i5 [email protected] e com 1.240 , mas com o i5 [email protected] 3.8ghz e com 1.384, as maximas aqui deu 77,75.69,68 e aí deu 64.64.61,61
Considerando que os dois cooler estejam no mesmo nível, a diferença de temperatura aqui é grande com meu e seu(nos testes com 1.380 de Vcore)...

Não estou questionando seu teste, aliás quero é parabenizar a sua iniciativa, de testarmos nossos cooler e CPU, pra quem sabe um dia podermos ajudar alguem a escolher um deles xD

Vou colcoar 3.8ghz aqui, medir pelo Real Temp e aí depois posto aí dinovo.

Última edição:

Gah

Soy yo
Tipo para ficar mais claro, você podia desativar essas opções de economia energia pelo menos para os testes, deixar uns 20 minutos com OCCt ou LinX ( dê sua preferencia), executar o teste com o [email protected] 3.8ghz e 1.384
porque pelo menos pra mim num ficou muito claro isso não as vezes fica 1.24 as vezes vai 1.28 confundiu minha cabeça toda auhauha......
No meu teste, com 3.4ghz @ 1.232, minhas temperatures deram identicas as suas com seu i5 [email protected] e com 1.240 , mas com o i5 [email protected] 3.8ghz e com 1.384, as maximas aqui deu 77,75.69,68 e aí deu 64.64.61,61
Considerando que os dois cooler estejam no mesmo nível, a diferença de temperatura aqui é grande com meu e seu(nos testes com 1.380 de Vcore)...

Não estou questionando seu teste, aliás quero é parabenizar a sua iniciativa, de testarmos nossos cooler e CPU, pra quem sabe um dia podermos ajudar alguem a escolher um deles xD

Vou colcoar 3.8ghz aqui, medir pelo Real Temp e aí depois posto aí dinovo.
Vlwss, Desculpa qualquer coisa que te disse Gah.
Bom, todas as opções de economia de energia estão desativadas. O LLC é uma opção da BIOS que teoricamente eliminaria o Vdroop, tipo, no meu PC, com o i5 a 3.8GHz com 1.28V em idle, quando roda o OCCT, tenho 0.04V de Vdroop, indo para 1.24V. Teoricamente, o LLC deveria anular esse Vdroop, fazendo com que o Vcore continuasse em 1.28V mesmo em load. Não é o que acontece no caso da minha mobo.

Essa diferença de temperatura deve ser por causa da temperatura ambiente mais alta ai (5 graus mais quente na hora do seu teste, em relação ao meu), seu gabinete ser menos ventilado que o meu, algo do tipo.

Posso até refazer o teste com 1.38V, mas acho que não vai ter muita diferença não.

xDRICOx

HC3M!
aonde posso encontrar o Zalman CNPS 10x Extreme num preço legal?
tava por R$218 no megamamute e eu nao peguei porque nao tinha grana :/

DiogoDX

Hardcore PC Gamer
aonde posso encontrar o Zalman CNPS 10x Extreme num preço legal?
tava por R$218 no megamamute e eu nao peguei porque nao tinha grana :/
Tambem gostaria de saber.

GangstarrapeR

Upgrade yourself!
Belos reviews, estou querendo um AC de performance pra fritar o Deneb aqui :]

Estou pendendo mais pro lado do Prolima Megahalems, mais estou cogitando o CPNS10X tb.

Usuários que estão vendo esse Tópico (Users: 0, Guests: 1)