Zalman CNPS 10X Extreme - [ TÓPICO DEDICADO ]

upking

Active Member

Bem amigos, venho lhes mostrar um pouco do desempenho desse excelente cooler da Zalman
Antes de tudo quero dizer que este review é meio diferente, eu fiz ele em 4 testes, só que são 5 VÍDEOS
claro que também colocarei as imagens para aqueles que não tem uma boa internet, mas eu recomendo ver os videos, vocês vão poder acompanhar a variação das temperaturas e voltagens

Bem, vamos começar então

Primeiro vou passar meu hardware para vocês:

Intel Core 2 Quad Q9550 2.8Ghz @ 3.6Ghz
Zalman CNPS 10X Extreme
Radeon HD 4850 X2 2GB
Asus P5Q
Gskill 2x2GB DDR2 1066 MHz
2x Seagate 500GB 7200.12 Raid0 - Backup Seagate 500GB 32MB Buffer
Coolermaster CM 690
3x Coolermaster 120x120mm 69 CFM FAN
2x Mtek 88 CFM
DVD Lightscribe Asus 2014LT
Corsair TX 650W

Fotos:

Frontal

Frontal sem fan

Lateral mostrando Heatpipes

Base

Atrás

Montado na placa mãe

Acessórios

Funcionamento

Depois de 4 meses de uso:

Mais fotos clique aqui para ir ao album do picasa

Consumo (informações obtidas via e-mail enviado pelo JRotten )

The fan on CNPS10X Extreme consumes power as following.
1,000rpm : 0.32W
1,500rpm : 2.04W
2,150rpm : 3.12W
Regards,

Tech Support/ZALMAN
Executei os testes com o processador a 3.6Ghz com voltagens de 1.256v e depois com 1.4v assim temos um overclock com voltagem mais diária e outro com uma mais agressiva
Pasta térmica utilizada foi a que veio com ele, Zalman ZM-STG2
A temperatura ambiente do quarto estava controlada em 22 ºC pelo meu ar condicionado
Todos os testes foram feito com o fan no manual e no máximo.
O primeiro teste, como eu mostro algumas fotos durante o video, ele é mais longo, sendo dividido em 2 partes no youtube

Sugiro assistir os videos em 720p

1º Teste 1.256v Prime95

Temperaturas:

2º Teste 1.256v LinX

Temperaturas:

3º Teste 1.4v Prime95

Temperaturas:

4º Teste 1.4v LinX

Temperaturas:

Tabelas
Zalman CNPS 10X Extreme por: Upking

Zalman CNPS 10X Flex por Gah:

Noctua Nh-d14 por danterx8 (temperatura ambiente 29ºC):

Detalhes: Post

Muito se fala do controle de rotação dele, em alguns casos chega a ser útil sim, por exemplo um dia frio que não necessite de rotação máxima, hoje por exemplo, enquanto escrevo este post meu fan esta a 1500 RPM, todos os fans do gabinete na metade da rotação e o processador esta a 25~~26ºC (nucleos variam de 37 a 44). Dependendo de como for eu faço um video ao vivo do controle de rotação e dele rodando.

Bem espero que tenham gostado, pois deu muito trabalho, qualquer coisa é só perguntar, estarei ai pra responder as duvidas

Última edição:

Fernando Alonso

New Member
Meus sinceros parabéns Upking, excelente trabalho e principalmente pelo pioneirismo em videoreview! Parabéns mesmo. Inexpugnável, riquíssimo material para se avaliar esse belíssimo cooler Zalman CNPS 10x Extreme! Só faltaram mais alguns gráficos comparativos para ficar 10, mas aí ainda tá em tempo e já deve ter dado uma canseira isso daí :D... Abraço!

Cata

Active Member
Parabéns pelo teste, realmente o x10 é um belíssimo cooler andando junto com os melhore Air cooler da atualidade.

SaviniMG

Member
Ganhou do meu Prima Boss II, vou fazer o teste e depois posto aqui.

Fernando Alonso

New Member
Rpaz, esse vídeo 4 a @[email protected],4v é um estupro no meu Noctua NH-U12F + i5 [email protected] 1,36v!!! Aqui na Bahia pego 90 graus facim! Diferencinha só de 40 a 50% quase, huhaUHAhuAuhaUHAHU. Tô precisando de um cooler desse urgente. :D :lol:

PS: Mas vc tá usando a míseros 3600? Com esse cooler todo? Não entendo essa galera aqui do adrena rapah, compra hardware TOP e robusto pra dar moleza, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, sobe esse over aí rapaH!

Última edição:

agorasim™

mulher virtuosa kd vc?
primeiramente, meus parabéns bela review. Mais seria interessante o colega tentar elevar ele para 4.0ghz, ate para uma comparação dele de 3.6Ghz para 4.0Ghz, para comparar ver se sobe tanto a temperatura...creio que com 1.4vcore ele deve pegar 4.0Ghz tranquilo.
vlw belo tópico

Gah

Soy yo
Amigo, eu ia criar um tópico falando sobre um teste de diferentes configurações de ventoinha que eu utizei no meu CNPS10x Flex, se vc me permite, vou postar aqui no tópico.

Configuração da máquina utilizada:

MSI P55-GD65
i5 750 @ 3.8GHz
4GB DDR3-1600 @ 1520MHz
GTX295

Fiz do seguinte modo, usei o OCCT no Linpack para estressar o processador durante 10 min. Estipulei 10 minutos porque, pelos testes que fiz, a temperatura não muda depois desses 10 min. Gabinete fechado, sempre.

A temperatura aqui do apartamento marcava 22ºC na hora dos testes.

Primeiro utilizei as fans que eu tinha, 1 Evercool e 1 ADDA (este não achei specs confiáveis na net, pelo modelo dele, AD1212MF-A71GL, encontrei os valores de 80CFM, o que não é verdade, pois ele é bem mais fraco que o Evercool de 79CFM). Esses dois foram usados em Push-Pull. Depois, utilizei os fans Scythe de 110CFM, primeiramente apenas um, e depois em Push-Pull. O programa de monitoramento da temperatura utilizado foi o Real Temp.

Então, vamos aos testes:

1º - 1 fan Evercool CLB12025 - 2000RPM/79.14CFM + 1 fan ADDA AD1212MF-A71GL - ?RPM ?CFM

Primeiramente, fiz o teste na configuração "antiga" de fans, com o Evercool + ADDA.

As temperaturas em idle e load (mínimo e máximo registrado pelo Real Temp), nos núcleos, foram:

IDLE:
34ºC
31ºC
32ºC
29ºC

Load:
64ºC
62ºC
60ºC
60ºC

2º - 1 Fan Scythe SY1225SL12SH - 1900RPM/110CFM

Agora, utilizando apenas 1 Fan Scythe no CNPS10x Flex.

As temperaturas em idle e load (mínimo e máximo registrado pelo Real Temp), nos núcleos, foram:

IDLE:
35ºC
32ºC
32ºC
30ºC

Load:
62ºC
60ºC
58ºC
58ºC

Aqui, em load, já dei pra ter uma diferença de 2ºC em relação ao push-pull da configuração que eu utilizava até então, mostrando que a Fan Scythe é boa mesmo.

Finalmente, queria saber se tem diferença mesmo em utilizar 2 fans de alto desempenho em Push-pull...

3º - 2 Fans Scythe SY1225SL12SH - 1900RPM 110CFM em push-pull

Agora, o último teste, as duas poderosas Scythe de 110CFM juntas.

IDLE:
33ºC
30ºC
30ºC
28ºC

Load:
62ºC
60ºC
57ºC
57ºC

Em idle, até houve uma pequena melhora de 2ºC em relação a 1 Fan, agora, em Load, a surpresa: Diminuiu apenas 1 grau, e de dois núcleos apenas. Para dizer a verdade, eu já esperava algo assim, pois eu havia tirado o ADDA a um tempo para testar, e havia aumentado apenas 1 grau a temperatura.

Quanto ao fan Scythe, achei ele bom, com nível de ruído no mesmo nível do Evercool, bem aceitável.

E fica registrado aqui o ótimo desempenho do CNPS10x Flex, segurando um i5 750 a 3.8GHz com temperatura na média de 60ºC, é um belíssimo cooler, sem dúvidas.

Última edição:

danterx8

Member
Em primeiro Lugar Parabéns pelo teste! Exelente esse Cooler! Depois será que posso Colocar uns testes do Noctua nh-14? Faço um Over Aqui mais Agressivo xD e se kiser eu posto aê xD

upking

Active Member
primeiramente, meus parabéns bela review. Mais seria interessante o colega tentar elevar ele para 4.0ghz, ate para uma comparação dele de 3.6Ghz para 4.0Ghz, para comparar ver se sobe tanto a temperatura...creio que com 1.4vcore ele deve pegar 4.0Ghz tranquilo.
vlw belo tópico
Rpaz, esse vídeo 4 a @[email protected],4v é um estupro no meu Noctua NH-U12F + i5 [email protected] 1,36v!!! Aqui na Bahia pego 90 graus facim! Diferencinha só de 40 a 50% quase, huhaUHAhuAuhaUHAHU. Tô precisando de um cooler desse urgente. :D :lol:

PS: Mas vc tá usando a míseros 3600? Com esse cooler todo? Não entendo essa galera aqui do adrena rapah, compra hardware TOP e robusto pra dar moleza, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, sobe esse over aí rapaH!
não consigo estabilidade de forma alguma, a 3.6 é o unico que eu passo 24h no Prime95 blend ja tentei até 1.4v
sem estabilidade, só dando boot sem rodar stress eu ja fui até 4.1Ghz....

Aos amigos que estão postando seus testes, se possivel façam eles com uma temp ambiente de 22ºC ou então coloquem a temp ambiente dp seu quarto ou sala, pois isso influencia e muito no desempenho dos coolers
Abração e continuem postando e comentando

Gah

Soy yo
não consigo estabilidade de forma alguma, a 3.6 é o unico que eu passo 24h no Prime95 blend ja tentei até 1.4v
sem estabilidade, só dando boot sem rodar stress eu ja fui até 4.1Ghz....

Aos amigos que estão postando seus testes, se possivel façam eles com uma temp ambiente de 22ºC ou então coloquem a temp ambiente dp seu quarto ou sala, pois isso influencia e muito no desempenho dos coolers
Abração e continuem postando e comentando
Por sorte, o teste que eu fiz era exatamente com temperatura de 22 graus... Já editei o post lah, tinha esquecido de mencionar isso.

upking

Active Member
Por sorte, o teste que eu fiz era exatamente com temperatura de 22 graus... Já editei o post lah, tinha esquecido de mencionar isso.
vou começar a montar uma tabela então e colocar no post principal, ok?
Abraços!

Gah

Soy yo
vou começar a montar uma tabela então e colocar no post principal, ok?
Abraços!
Beleza.

Eu editei mais uma vez o tópico, acrescentei os modelos das fans que eu utilizei, e corrigi o valor da pressão da fan Evercool, fui guardar ela na blister, e lá consta 79CFM, e não 70 como eu pensava.

ACCEL

\\\\\o/////
Queria ver com temp. ambiente perto dos 30c como se saia esse Zalman.
E tbm com 1.3v o i5 750 @3.8ghz..

Seria interessante pra comparar com um concorrente direto CM N620.

agorasim™

mulher virtuosa kd vc?
Em primeiro Lugar Parabéns pelo teste! Exelente esse Cooler! Depois será que posso Colocar uns testes do Noctua nh-14? Faço um Over Aqui mais Agressivo xD e se kiser eu posto aê xD
vai ser bacana em termo de comparação direta....ctz que o noctua é melhor...mais quanto seria essa melhora? e como os colegas falaram, seria bom se tivesse tudo numa temperatura razoavelmente parecida no caso da temperatura ambiente.
se der pra deixar o teu processador igual do gah, teriamos uma idéia mais clara da peformace de ambos.

ah naum esqueçam de mencionar as pastas termicas aplicadas^^

danterx8

Member
Tomei a liberdade de postar um teste caseiro, so para agente comparar um pouquinho :D

Cofiguraçaõ utilizada:
P7p55d PRO
[email protected] , 3.6ghz e 3.8ghz tudo estavel passado pelo LinX
XFX HD5850 Stock
4GB DDR3 2000MHZ ripjaws series
Noctua NH-D14------Com as 2 Fans que acompanham [email protected] e com a Pasta térmica que acompanha ele também.

Temperatura ambiente de 29° e com o CM-690 Aba fechada + 3 Fans que ja acompanham o CM-690

Testes:

1- I5 [email protected]

Vcore-----1.232

Iddle:
Core 0------------------38
Core 1------------------34
Core 2------------------37
Core 3------------------31

Full
Core 0------------------60
Core 1------------------59
Core 2------------------56
Core 3------------------53

Foto em 1920 x 1080 = http://img205.imageshack.us/img205/1094/foto134ghz.jpg

2-I5 [email protected] 3.6GHZ

Vcore-------1.320

Iddle
Core 0------------------39
Core 1------------------35
Core 2------------------37
Core 3------------------32

FulL:
Core 0------------------68
Core 1------------------66
Core 2------------------62
Core 3------------------61

Foto em 1920 x 1080: http://img186.imageshack.us/img186/9962/over36ghz.jpg

3- I5 [email protected]

Vcore utilizado----1.384

Iddle:
Core 0------------------42
Core 1------------------39
Core 2------------------41
Core 3------------------37

Full:
Core 0------------------77
Core 1------------------75
Core 2------------------69
Core 3------------------68

Foto em 1920 x 1080: http://img199.imageshack.us/img199/705/over38ghz.jpg

Última edição:

danterx8

Member
Opa Vlw, Tópico ta ficando muito bom !! xD

Quanto mais testes melhor em pessoal, coloquem seus cooler para funcionar aí kkkkkkkkkkk!

upking

Active Member
ah tópico tah ficando bacana em...depois colocarei o meu i7 rodando a 3.8GHZ com noctua nh-14
Opa Vlw, Tópico ta ficando muito bom !! xD

Quanto mais testes melhor em pessoal, coloquem seus cooler para funcionar aí kkkkkkkkkkk!
Galerinha, de preferencia com temp ambiente a 22ºC pra ter uma comparação justa entre os coolers
Ainda mais, recomendo que usem o mesmo programa que eu para medir as temperaturas pois ele mostra o consumo do processador e é isso que da a variação de temperatura

danterx8

Member
O 'problema' aqui é a temperatura ambiente....... Quente d++++++++++++, ainda mais quando tirei os prints, tava no meio do dia, e aqui na minha casa num tem ar-condiconado auhuaha
Antes com o cooler box do i5, jogando, benchs em stock, batia uns 73° nos cores facil....
Aqui na minha cidade tem até uma expresão : ''Hoje ta fresquinho na cidade.... apenas 30°'' auhauha

Holley

New Member
Cara, meus sinceros parabéns pela iniciativa!

Acho muito legal quando um user despende seu tempo para esclarecer a nós todos.

xDRICOx

HC3M!
mais pra frente eu tou vendo um desses zalmans aiii

o extreme ou o flex.

@gah, tem como voce fazer uns testes com linX? tipo uns 10 minutos +-

Usuários que estão vendo esse Tópico (Users: 0, Guests: 1)