• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Xeon ou i7, qual é melhor para jogos?

Um Xeon, nas mesmas especificações de um Core i7, desempenha igual para jogos ?

  • Sim

    Votes: 82 50.9%
  • Não

    Votes: 35 21.7%
  • Não tenho certeza.

    Votes: 44 27.3%

  • Total de votos
    161
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

VultureX

Viva a idiocracia !
Registrado
Gostaria de saber da opinião do colegas, levando em consideração o desempenho em games .

Um Xeon tendo o mesmo clock, número de cores e tamanho do cache, é pior, melhor ou igual se comparado a um Core i7 ?

Exemplo:

LGA 1366
Xeon X5670 e Core i7 980X

LGA 1155
Xeon E3-1270 e Core i7 3770

LGA 1150
Xeon E-1271 e Core i7 Core i7 4790

LGA 1151
Xeon 1230 V5 e Core i7 6700

LGA 2011
Xeon 1650 e Core i7 3930k

LGA 2011 V3
Xeon E5-1660 V3 e Core i7 5960X


A votação tem validade de 7 dias, depois que terminar eu vou dar os meus poucos centavos :joia:


_________________________________________________________________________________________

05/02/2016

Ok, chegou o momento dos centavos e a votação tem o seguinte resultado:

wHu7QO7.png


Este resultado é positivo por vários motivos e de várias maneiras.


Destruindo mitos sobre os Xeon :

Cpuboss ?

Cpuboss é uma plataforma de vendas que traz informações e comparações ultra superficiais. O cpuboss foca no público que não tem conhecimento de causa mas que busca conhecimento instantâneo . Entre o público mais avançado as comparações do cpuboss tem zero de relevância . Quem deseje aprender algo sobre processadores estará melhor servido analisando e comparando especificações no ARK da intel ou na wikipedia.


Contraparte direta ?
Levando em consideração games - Para ser considerado um contraparte direta, o processador deve primeiramente ser baseado na mesma arquitetura e plataforma. Depois se observa frequência, número de cores, distribuição e tamanho dos caches. Preenchidos todos os requisitos ambos processadores terão a mesma performance.
Exemplo: Core i7-3930K e Xeon E5-1650 .


Xeon é só pra servidores ?

Não. Fazem muitos anos que as principais fabricantes de placas mãe para desktop trazem suporte oficial para processadores da linha Xeon.


Xeon só suportam memórias ECC ?
Sim e não, depende do modelo. O Xeon que couber na sua placa desktop suporta as duas - Você pode utilizar a sua querida ripjaws e se a placa mãe suportar, pode utilizar também ECC .


Um servidor ou workstation exige menos do processador que um jogo ?

Não. Um Xeon HCC é projetado para rodar 24/7 por anos, um Xeon para workstation passa horas ou dias a fio renderizando com 100% da sua carga sendo utilizada. Um processador desktop é desenvolvido para rodar cerca de 8 horas por dia.
Onde você acha que os jogos são produzidos ? Sim, em workstations equipados com um Xeon.



O que difere um Xeon E5-1660 V3 de um Core i7 5960X ?

O nome, processo de binning e algumas tecnologias adicionais que os Xeon tem.


O que exatamente faz do Core i7 um processador melhor para jogos ?

Nada. A intel desenvolve o Xeon e a partir dele é que vem os Core i7. Se comparados com suas contrapartes diretas da linha Core i7, os Xeon são necessariamente processadores iguais ou superiores. Um Xeon E5-1660 V3 tem as mesmas instruções, clock, tamanho do cache, arquitetura e IPC de um i7-5960X - Um game é um software e para ele não importa se o processador se chama Quizumba, Badejo, Xeon ou Core i7, para o game só importam as capacidades do processador ; se as capacidades forem iguais o desempenho também será.


Xeon's são necessariamente mais caros ?
Um i7-5930K tem preço sugerido igual ao do Xeon E5-1650 V3. Por outro lado um i7-5960x custa $ 1000 e o E5-1660 V3 $ 1080. Você é quem decide se vale a pena pagar $ 80 a mais em um CPU que tem preço de $ 1000 - um Xeon tem necessariamente que ser mais estável que um Core i7 e isso geralmente se traduz em um potencial de overclock mais alto.


Todos os Xeon são travados para overclock ?
Existem modelos de Xeon que são travados e outros que são destravados. A diferença com os Xeon é que a intel não divulga abertamente esta informação, não existe um "K" ou "X" no final do nome indicando multiplicador destravado nos Xeon. Cabe aos usuários descobrir e divulgar.




Eu compilei essa lista com processadores Xeon e Core i7 que são contrapartes diretas ou muito próximas. Todos os processadores Xeon desta lista tem multiplicador desbloqueado.


usn22nB.png

jz7HjP0.png

G2RfPXN.png


PS: Interessante observar que desde o X58 o clock total dos processadores praticamente não aumentou muito.

Na plataforma X58 todos Xeon tem multiplicador destravado.
Fique atendo que os Xeon Jasper Forest são totalmente incompatíveis com a X58 pois a pinagem deles é diferente. Os nome dos Xeon Jasper Forest começa sempre com as letras "L" ou "EC" Exemplo: LC5528 e EC5509.




Quem procura acha : Não vou poluir demais o tópico mas no youtube tem diversos vídeos com computadores gamer que trazem processadores Xeon.
 
Última edição:
Nas mesmas configurações vão ter desempenho igual. Mas em overclock creio que o XEON consegue ir mais longe justamente por ser o melhor silício de uma fornada.
 
Também depende do jogo. Alguns jogos demandam mais CPU que outros, então é complicado avaliar.

Eu partiria do príncipio que ambos sendo da mesma arquitetura e tendo o mesmo clock desempenhariam igualmente.
 
Nas mesmas configurações vão ter desempenho igual. Mas em overclock creio que o XEON consegue ir mais longe justamente por ser o melhor silício de uma fornada.
Mas os xeon não são bloqueados para over?
 
Stock vs stock, em games, o desempenho é bem parecido, overall geralmente o Xeon é melhor... Porém, pra mim, em algumas comparações ae a questão é mt simples de ser resolvida, imHo, na vdd nem há qq dúvida... Xeon tem o multiplier travado, EU jamais compraria um cpu K e usaria stock, qnt mais um extreme!!!
 
eu tenho o i7 5960x e usei ele stock por um tempo porque mesmo em stock ja fala muito o processador , depois um leve over e to trabalhando em 4.0 , sinceramente , para jogos tanto eles como o xeon estao bons a questao e o que mais voce faz com a maquina porque se for para jogos vc nao precisa de u xeon ou um extreme ....eu tenho alguns banco de dados e para isso preciso de processador .... para quem so joga nao ha necessidade dessa bizarrice toda
 
Stock vs stock, em games, o desempenho é bem parecido, overall geralmente o Xeon é melhor... Porém, pra mim, em algumas comparações ae a questão é mt simples de ser resolvida, imHo, na vdd nem há qq dúvida... Xeon tem o multiplier travado, EU jamais compraria um cpu K e usaria stock, qnt mais um extreme!!!
NEm eu hsauhsuahs:pff:
 
Só quero Ver sua redação, Rs Rs Depois dos Final das votações...
 
A linha desktop gamer são os i5 e i7 da vida então vão ter o mesmo desempenho em jogos mesmo o xeon sendo mais "bruto". Xeon é pra servidor.
 
Última edição:
A linha desktop gamer são os i5 e i7 da vida então vão ter o mesmo desempenho em jogos mesmo o xeon sendo mais "bruto". Xeon é pra servidor.
È o que todo Mundo Diz...
 
Uma duvida meio Besta, sei la... Mas Pode se dizer as as intrunçoes que o Xeon oferece ajuda em tipo de benchmark e Overclock, ou não? pode haver Limitação no overclock por possuir muita mais instruçoes? ou não tem nada vê? vai depender da arquitetura do processador? "Suponhamos" que um i7 5960x tenha somente 3 instruçoes qualquer, e consiga chegar facilmente a 7~8 Ghz, enquanto o Xeon Processor E5-2697 v3 tenha 10 Instruçoes Chegue a 5 ghz se ele for "desblouqueado e claro" , estou falando de forma figurativa, espero que entenda o que eu quero dizer?
 
Nem todos os Xeons são bloqueados pra OC. Conheço um cara com um par de X5690 numa EVGA SR-2 que roda os mesmos a 4.3GHz. O lance é que para fazer OC neles tu precisa de uma placa high-end de workstation ou desktop, já que as de servidores tradicionais não costumam ter esse tipo de opção.
 
creio que seja semelhante, tem mesmas instrucoes e processo de fabricacao mesmo unica diferenca instrucoes de QPI que i7 nao tem, mas isso so serve pra ligar mais de 1 cpu mesmo tempo seria especie de sli ou crossfire da intel pra 2 ou mais cpus rodarem em paralelo, somente xeon tem isso i7 nao tem e nao tem maneira hack de ativar isso nos i7, sendo que xeon custam o dobro ou mais que os i7 de mesmo clock numero de cores. justamente pra galera que quer mais de 1 cpu em paralelo nao poder ter outra opcao na plataforma intel a nao ser usando xeon.
Agora abre topico semelhante a esse colocando no titulo qual é melhor pra jogos

Quadro ou Geforce e faz mesmo esquema coloca vgas semelhantes titan X vs quadro k6000
 
Última edição:
O desempenho será o mesmo se ambos mantêm as mesmas especificações.

No entanto, até onde posso opinar, os Xeon's equivalentes aos core i5 tem 2 MB a mais de cache e o turbo clock é setado geralmente a 200 MHZ a mais.
Não sei o quanto isso vai me trazer benefício em games mas deve haver algo...

Para os Xeon's equivalentes aos core i7 o que predomina é clock turbo um pouco superior, geralmente 100 MHZ.
 
Que suspense é esse em?
Algum milagre?
 
i7 ,xeon é pra servidor
 
Tenho o E3-1270 e i7 3770. O Xeon é um pouco inferior pois o equivalente a esse i7 seria o E3-1270V2. Clock com quatro núcleos ativos é menor (3.4 em vez de 3.7). Quando mantido acima de 80 graus, o clock cai para menos da metade.

http://hwbot.org/search/submissions/permalink?username=Razzee&cpuId=2494

http://hwbot.org/search/submissions/permalink?username=Razzee&cpuId=3616
É para não causar confusão que o tópico questiona a respeito de comparações diretas - mesmo clock, número de cores, arquitetura e cache. :joia:
 
i7 ,xeon é pra servidor


Na realidade Xeons são criados também para uso em estações de trabalho e a maioria deles é compatível com as placas desktop que nós utilizamos.

Mas me diga, o que torna um Xeon pior que um i7 para games ? Alguém sabe ?
 
Última edição:
Vou deixar algumas imagens para o pessoal pensar melhor a respeito.

Xeon X5680 e i7-980X
alyw04.png
77xj6g.png



Xeon E5-1650 v2 e i7-4930k
s4qjuc.png
w0edbw.png



Xeon 1650 V3 e 5930k
t5u2tb.png
uuits1.png
Ja imaginava Isso, Fiquei fazendo comparação anoite inteira de Sobre xeon e i7 no hwbot.
 
É para não causar confusão que o tópico questiona a respeito de comparações diretas - mesmo clock, número de cores, arquitetura e cache. :joia:
 



Na realidade Xeons são criados também para uso em estações de trabalho e a maioria deles é compatível com as placas desktop que nós utilizamos.

Mas me diga, o que torna um Xeon pior que um i7 para games ? Alguém sabe ?

R: Provavelmente por que os Jogos não se aproveita de Totalmente dos Nucleos que o Xeon oferece
? ou seja que os jogos não são otimizados para rodar perfeitamente em xeon, por que nem todos chegão a utilizar nem 4 Nucleos.
 
Ja imaginava Isso, Fiquei fazendo comparação anoite inteira de Sobre xeon e i7 no hwbot.
 


R: Provavelmente por que os Jogos não se aproveita de Totalmente dos Nucleos que o Xeon oferece
? ou seja que os jogos não são otimizados para rodar perfeitamente em xeon, por que nem todos chegão a utilizar nem 4 Nucleos.

A intel usa binning pra quase toda a série de CPUs dela. Os melhores processadores de cada lote viram Xeons, os seguintes i7s e i5s, além de fazerem a seleção dos modelos por clock, como uma "escada".
 
Já usei um xeon E5 (LGA 2011) com crossfire de HD6950 e SLI de 680, não tinha tido ainda outro processador INTEL, mas o processador era bruto, nunca usou 100% em jogo nenhum, até hoje me arrependo de ter vendido ele...
 
Bom, vi alguns colegas meus utilizando xeon em suas plataformas, 1366 e 2011, em termos de alguns jogos eles tem desempenho meio que precário para os i7 contudo, eles são lacrados para oc então algo que já perde para os i7, entretanto xeon pode ser usado para tanto jogos quanto para servidor(nao recomendado para jogos) porem o i7 tem essas vantagens que pode ser usado pra servidor e para jogos , e mantem ser específicos para os dois cujo tem trabalho mais para jogos, estações de trabalho, casa e etc, já o xeon feito especificamente para servidor de dados e etc
 
Bom, vi alguns colegas meus utilizando xeon em suas plataformas, 1366 e 2011, em termos de alguns jogos eles tem desempenho meio que precário para os i7 contudo, eles são lacrados para oc então algo que já perde para os i7, entretanto xeon pode ser usado para tanto jogos quanto para servidor(nao recomendado para jogos) porem o i7 tem essas vantagens que pode ser usado pra servidor e para jogos , e mantem ser específicos para os dois cujo tem trabalho mais para jogos, estações de trabalho, casa e etc, já o xeon feito especificamente para servidor de dados e etc

Nós já vimos que o Xeon tem as mesmas instruções de um i7 e também que alguns Xeon são sim capazes de overclock.

O que exatamente faz do Xeon um processador pior para jogos ?

Eles tem alguma característica específica que os deixa necessariamente deficientes em jogos em relação aos i7 ?

Um servidor ou workstation exige menos do processador que um jogo ?

O que difere um Xeon E5-1660 V3 de um Core i7 5960X ?
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo