Vale apena manter um 3770k ?

alanvictorjp

New Member

Galera, pretendo pegar uma GTX 2060 ainda esse ano...

Em fullhd, será que um 3770k @ 4.8ghz empurra de forma razoável uma GTX2060 nos games atuais e os que estão para ser lançados este ano?

Última edição:

joaorosini

PC Enthusiast!
Você vai ter consideravelmente menos frames do que com uma CPU recente, sinceramente não gastaria em WC Custom nessa CPU, pode colocar o clock que for, ainda assim será um Quad-core de quase 10 anos atrás. Junte uma grana e pegue um kit 2600 + B450 + 2x8Gb 2666mhz, vai gastar uns 1700 mas vai ter PC pra longos anos.

CMSiega

Mi preciosssssa!
Eu também não ficaria gastando como nada relacionado à cpu até que ela fosse substituída por algo atual, já pelo motivo apontado antes.
Se essa CPU lhe atende bem, segura as pontas aí até uns 3 meses após a chegada dos Ryzen 3000. Até lá vc já deverá ter boas opções, tanto da Intel quanto da AMD.

Quando tiver com uma cpu decente e atual, aí sim vc gasta com "walter" cooler.

alanvictorjp

New Member
Mas... esquecem essa conversa de wc custom, para mim é indiferente pois num futuro próximo eu irei novamente de intel, e o bloco é compativel com 115x.
Amd está colocando no mercado ótimos produtos, portanto, nada contra amd.

sephirotic

Tree of Knowledge
3770k dá pro gasto. A 2060 é o limite do que da pra levar com ele sem grandes gargalos. A falta de avx2 é um problema. Esquece 144hz. Pra 60hz, ok

Agora 4.8ghz não é sequer garantido dentro de voltagens seguras. Só um silício muito bom chega a isso. 4.6ghz é mais realista. Nessas velocidades esse cpu perde em single core para um 2600x em stock. MT nem se fala.

Com o lançamento do zen 2 um upgrade pra intel de nona geração não compensa principalmente pelas falhas de segurança. Intel só ano que vem com os ice lakes.

Última edição:

joaorosini

PC Enthusiast!
Mas... esquecem essa conversa de wc custom, para mim é indiferente pois num futuro próximo eu irei novamente de intel, e o bloco é compativel com 115x.
Amd está colocando no mercado ótimos produtos, portanto, nada contra amd.
Sua placa mãe para na 3a geração e acabou. É compatível com 1155 somente. Teria que trocar a plataforma de qualquer modo.

marcelocruz

R52600+RX470OC

Em fullhd, será que um 3770k @ 4.8ghz empurra de forma razoável uma GTX2060 nos games atuais e os que estão para ser lançados este ano?
Nos jogos mais pesados a GTX2060 ficará subutilizada entre 20% a 30% com esse processador nessa resolução. As vezes, para manter 60FPS, valerá mais a pena subir a resolução para 2k, ainda que em upscaling.

Portanto, levando em conta essa subutilização (que pode ser até maior), o nível de placa indicado para Sandy Bridge ou Ivy Bridge (seja lá qual for o número de núcleo ou thread), é algo no nível das 1060/580. Acima disso, devido a restrição do processador, qualquer placa se provará inútil em manter altos frames, sofrendo bastante no 1% low.

Mas dá um caldo sim. Lá na frente você troca o 3770k quando puder. Sendo que por agora é o melhor momento pra vender, pois tem muito trouxa que cai na onda de trocar Core i3 e Core i5 por Core i7 antigo e paga uma fortuna por isso. Nesse fórum mesmo tem uns trouxas que caem nessa sob a tutela de gente que nada entende e nada testou na vida. Então você pode se beneficiar vendendo esse processador totalmente ultrapassado por um valor bem alto. Mas isso pode mudar em breve.

paulomello2006

Active Member
3770/3770K pra jogos online mmo tipo BFV da um gargalo estrondoso, ele foi ja revisitado em testes com games atuais
https://adrenaline.uol.com.br/2019/04/04/58434/ainda-vale-a-pena-um-core-i7-3770-em-2019-compacto-e-correcao-/

esquece por uma RTX 2060 nesse processador amigo, se vc nao quer gastar uma grana alta pra ter uma performance mais do que atual e usar uma RTX 2060, sugiro que vc compre um Xeon E5 2670 (8 cores / 16threads) + placa X79 LGA2011, no AliExpress vc compra os dois por menos de 600 reais, e ai sim vai ter uma performance bacana sem gastar uma grana alta, eu posso falar isso pq com um i9 9900K eu senti que esse Xeon esta mais do que excelente, se eu tivesse comprado o Xeon antes, nao teria gasto 3 mil reais nesse i9 nem fudendo!!!

https://pt.aliexpress.com/item/32648545876.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.6739b90awOhslJ

https://pt.aliexpress.com/item/32996681811.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.6739b90awOhslJ

ta ai...isso sim e custo x beneficio, que mane ryzen porra nenhuma....nem core i7/i9 nem nda...isso é pagar demais por menos, investir pouco e ter performance a nivel de produto atual com valor exorbitante nao tem preço, e antes que falem mal da placa mae made in china, cara...ela custa 300 reais, se queimar, compra outra....mas nao queima esse é que o lance!!! Foda e vc comprar uma board de 700-800 reais aqui, e ela dar pau depois da garantia...
E qto ao AliExpress, geralmente chega em 20 dias os produtos, sem taxas pq os chineses sabem como enviar pro brasil e pode comprar sem medo desse vendedor, alem de vc ter garantia de re-embolso, tem a garantia do produto, se tiver problemas vc abre a disputa no Ali e entra em contato com vendedor, mostra pra ele o problema e em muitos casos eles nem pedem que vc envie de volta o produto, apenas te enviam outro ou te devolvem o dinheiro. AliExpress é o assassino do mercado livre, em breve o mercado livre deixa de existir porque a pratica de preços no mercado livre é algo sem cabimento. Se o AliExpress realmente comprar os Correios (eles estão ofertando a compra da estatal) ja era...mercado livre pode fechar as portas por aqui!

sephirotic

Tree of Knowledge
3770/3770K pra jogos online mmo tipo BFV da um gargalo estrondoso, ele foi ja revisitado em testes com games atuais
https://adrenaline.uol.com.br/2019/04/04/58434/ainda-vale-a-pena-um-core-i7-3770-em-2019-compacto-e-correcao-/
Não viaja cara, o gargalo é no 3770 não-k. Em 4.6ghz a história é outra. A frequência base do 3770 é muito baixa, fazendo over, como é o caso do op abre muito folego pra levar uma placa mais forte.

Eu concordo que a 2060 é ja um pouco além do que ficaria equilibrado num 3770k, mesmo com over, uma 1060 ou 580 casariam melhot como o marcelo falou. Mas isso é mais problrma em alguns jogos mais cpu bonds. Dependendodo jogo um 3770k em 4.6ghz vai conseguir dar espaço pra 2060 ser puxada.

De fato, um core ivy de 4.6ghz ainda é mais forte que um core ryzen+ 4.2ghz (sem as mitigações).

E outra, eu não recomendaria comprar placa mãe chinesa, é pedir pra dar problema em muitos níveis. Melhor ir de ryzen + Do que economizar um pouco numa plataforma velha usada e/ou de marcas questionaveis.

joaorosini

PC Enthusiast!
Não viaja cara, o gargalo é no 3770 não-k. Em 4.6ghz a história é outra. A frequência base do 3770 é muito baixa, fazendo over, como é o caso do op abre muito folego pra levar uma placa mais forte.

Eu concordo que a 2060 é ja um pouco além do que ficaria equilibrado num 3770k, mesmo com over, uma 1060 ou 580 casariam melhot como o marcelo falou. Mas isso é mais problrma em alguns jogos mais cpu bonds. Dependendodo jogo um 3770k em 4.6ghz vai conseguir dar espaço pra 2060 ser puxada.

De fato, um core ivy de 4.6ghz ainda é mais forte que um core ryzen+ 4.2ghz (sem as mitigações).

E outra, eu não recomendaria comprar placa mãe chinesa, é pedir pra dar problema em muitos níveis. Melhor ir de ryzen + Do que economizar um pouco numa plataforma velha usada e/ou de marcas questionaveis.
Discordo, o 3770k nem a @5.00Ghz ganha em single-core de um 2700X, em Multithread nem comento né... Aqui um exemplo:

3770k @5.00Ghz: https://valid.x86.fr/mi2gg9
2700X: https://valid.x86.fr/k7aqx9

O meu 2700 bate 450 / 4800 no CPU-Z a @3.90Ghz.

sephirotic

Tree of Knowledge
Discordo, o 3770k nem a @5.00Ghz ganha em single-core de um 2700X, em Multithread nem comento né... Aqui um exemplo:

Teste feito em 2018, provavelmente com a mitigação spectre em ação. Esses testes sintéticos costumam ter bastante carga de AVX2 que o ivy bridge não tem, como disse, SEM MITIGAÇÕES, o IPC dos ivy bridge se equiparam ao ryzen 1, ficando só 3% atrás do ryzen 2. Dependendo da aplicação se ele não tiver muito AVX2. Jogos não costumam ter tanto, principalmente os mais mal otimizados.

Pega esse outro sintético:
https://www.cpubenchmark.net/[email protected]+3.50GHz&id=2
https://www.cpubenchmark.net/cpu.php?cpu=AMD+Ryzen+7+2700X&id=3238

Os resultados do passmark são medições mais antigas, agora faz regra de 3, 2098 * 1.18 (18% mais frequencia, Você sabe que o resultado escala praticamente de forma linear.) e você fica na casa dos 2400 single core pro Ivy Bridge.

Eu deixo a mitigação spectre desabilitada no meu 4790k. Faz diferença perceptível.

Última edição:

paulomello2006

Active Member

nao sou eu que disse, é o video que mostra...assista até o fim o video.:apelo:
E o 3770 do video é um 3770K!!!!
Qqr coisa entre em contato com o Adrenline.com e diga que eles estao mentindo nos videos....:bwahaha:

Reitero, assiste o video ate o fim e veja o processador em overclock tb no BFV....:conte:

Colega, antes uma placa mae chinesa de 321 reais que aqui pedem 900 reais (na mesma placa) e ter a performance MUITOOOO MELHOR QUE O 3770K, do que comprar um kit usado por aqui pagar mais de mil reais e ainda correr o mesmo risco de ter problemas. Pra vc se situar mais, aqui no mercado livre pedem 2000 reais numa placa LGA2011 usada da Asus, msi ou gigabyte e ainda assim vc corre o risco dela dar problema na semana seguinte, o que vc prefere:
1 - Comprar uma por 321 reais + Xeon por 246 reais, ou pagar 2000 reais + 900 reais do Xeon aqui no mercado livre e correr o mesmo risco?
2 - Desembolsar 2100 reais em um kit novo R7 2700 + X470 (fora as memos DDR4 que teria que comprar) e ter a mesma performance praticamente que o Xeon supracitado que sairia por menos de 600 reais o kit?

Até eu que viajo tendo um i9 9900K me arrependo de ter comprado esse 9900K....antes tivesse visto esse Xeon com essa board funcionando em jogos antes de ter comprado isso aqui!!!!

Última edição:

marcelocruz

R52600+RX470OC
Jesus......................... Xeon de 2.6Ghz agora virou melhor que Ryzen, i7 recente, i9 e não dá gargalo e é a melhor opção................. Mas gente.....

Eu acho que entendi mal aqui.

3770 (k, non k, 5.0Ghz, etc) é consideravelmente inferior ao Ryzen de 6 núcleos.

joaorosini

PC Enthusiast!
Jesus......................... Xeon de 2.6Ghz agora virou melhor que Ryzen, i7 recente, i9 e não dá gargalo e é a melhor opção................. Mas gente.....

Eu acho que entendi mal aqui.

3770 (k, non k, 5.0Ghz, etc) é consideravelmente inferior ao Ryzen de 6 núcleos.
Pega quase 10 anos de investimento em pesquisa e inovação de ambas as empresas e pode jogar no lixo :hmm:

sephirotic

Tree of Knowledge
nao sou eu que disse, é o video que mostra...assista até o fim o video.:apelo:
E o 3770 do video é um 3770K!!!!
Qqr coisa entre em contato com o Adrenline.com e diga que eles estao mentindo nos videos....:bwahaha:

Reitero, assiste o video ate o fim e veja o processador em overclock tb no BFV....:conte:

Colega, antes uma placa mae chinesa de 321 reais que aqui pedem 900 reais (na mesma placa) e ter a performance MUITOOOO MELHOR QUE O 3770K, do que comprar um kit usado por aqui pagar mais de mil reais e ainda correr o mesmo risco de ter problemas. Pra vc se situar mais, aqui no mercado livre pedem 2000 reais numa placa LGA2011 usada da Asus, msi ou gigabyte e ainda assim vc corre o risco dela dar problema na semana seguinte, o que vc prefere:
1 - Comprar uma por 321 reais + Xeon por 246 reais, ou pagar 2000 reais + 900 reais do Xeon aqui no mercado livre e correr o mesmo risco?
2 - Desembolsar 2100 reais em um kit novo R7 2700 + X470 (fora as memos DDR4 que teria que comprar) e ter a mesma performance praticamente que o Xeon supracitado que sairia por menos de 600 reais o kit?

Até eu que viajo tendo um i9 9900K me arrependo de ter comprado esse 9900K....antes tivesse visto esse Xeon com essa board funcionando em jogos antes de ter comprado isso aqui!!!!
1) Não achei no vídeo e sinceramente não vou perder tempo procurando num vídeo de 1 hora e meia de Brasileiro, mas ele provavelmente não desligou a mitigação spectre. Insisto nessa tecla, faz bastante diferença.
2) BFV é um dos poucos jogos modernos que de fato consegue saturar mais de 4 threads e se beneficia de um hexa core. n=1. Todos os outros jogos que não se beneficiam tanto rodariam MELHOR no Ivy. Vai depender de que jogos o OP joga.
3 UM overclock de 4.3ghz é bem bosta, 3770k sobe fácil pra bem mais do que isso.
4) Meu argumento inicial é que fazendo over num ivy bridge ele não gargala muito uma 2060 mais do que um ryzen (em 60hz) por uma questão simples: Jogos mal otimizados que pedem boa performance de cpu em geral não tÊm bom paralelismo pros cores extras de um 2600 ou 2700 compensarem o upgrade. Mesmo escolhendo um 2600 ou 2700, vai ter de fazer over pra chegar perto da performance de um 3770k overclockado, pra isso vai ter que investir bastante em cooler, placa mãe etc. Baita gasto. E ainda tem risco de não conseguir pegar 4.2ghz. Nem todo 2600 sobe até isso. Melhor esperar o Ryzen 3 sair logo de uma vez. 2700x não compensa. Como ele já tem CPU bom, que compre logo a placa de vídeo e vá levando com o IVY por enquanto.

Eu nunca recomendaria gastar pra upar de um i5 de 2/3 geração pra um 3770k, mas já tendo o CPU, dá pra continuar tranquilo com ele.

E por fim:
5) Tendo um 3770k com overclock forte, um upgrade pra um zen 2 para jogos não é lá muito significante. A minha recomendação pro OP é: Pega uma 2060 agora, (eu pegaria a Super de 8gb, não gosto do modelo de 6gb pra longo prazo) e DEPOIS troca toda a plataforma, de preferência por um Ryzen 3. Dá pra ir levando a 2060 legal com o 3770k.
Quanto ao Xeon, na moral, tantas razões pra argumentar pra não comprar que deu preguiça...
6) Mas basicamente é o mesmo argumente meu a favor do Ivy Bridge só que inverso: Performance = IPC vs Frequência. Até quanto esse Xeon sobe?
7) Placa chinesa é mais barato? Lógico, boa sorte mandar de volta pra china se tiver problema, o Azar é o do OP se ele escolher o barato que sai caro... Eu compro várias coisas da china, mas não compraria mobo. A pior coisa pra dar BO é placa mãe, inutiliza todo o PC, dá pau na instalação de drivers do windows se for trocar. Se for marca chinesa a bios vai ser uma porcaria, nem controle de ventoinha vai ter direito, vai ficar com um pc barulhento.... Entre outras razões. Enfim. Não vale a muquiranisse.

Ja esgotei o que tinha que falar sobre o assunto, o resto é com o OP decidir o que quer fazer. Taí multi-perspectivas pra ele analisar.

Última edição:

paulomello2006

Active Member
1) Não achei no vídeo e sinceramente não vou perder tempo procurando num vídeo de 1 hora e meia de Brasileiro, mas ele provavelmente não desligou a mitigação spectre. Insisto nessa tecla, faz bastante diferença.
2) BFV é um dos poucos jogos modernos que de fato consegue saturar mais de 4 threads e se beneficia de um hexa core. n=1. Todos os outros jogos que não se beneficiam tanto rodariam MELHOR no Ivy. Vai depender de que jogos o OP joga.
3 UM overclock de 4.3ghz é bem bosta, 3770k sobe fácil pra bem mais do que isso.
4) Meu argumento inicial é que fazendo over num ivy bridge ele não gargala muito uma 2060 mais do que um ryzen (em 60hz) por uma questão simples: Jogos mal otimizados que pedem boa performance de cpu em geral não tÊm bom paralelismo pros cores extras de um 2600 ou 2700 compensarem o upgrade. Mesmo escolhendo um 2600 ou 2700, vai ter de fazer over pra chegar perto da performance de um 3770k overclockado, pra isso vai ter que investir bastante em cooler, placa mãe etc. Baita gasto. E ainda tem risco de não conseguir pegar 4.2ghz. Nem todo 2600 sobe até isso. Melhor esperar o Ryzen 3 sair logo de uma vez. 2700x não compensa. Como ele já tem CPU bom, que compre logo a placa de vídeo e vá levando com o IVY por enquanto.

Eu nunca recomendaria gastar pra upar de um i5 de 2/3 geração pra um 3770k, mas já tendo o CPU, dá pra continuar tranquilo com ele.

E por fim:
5) Tendo um 3770k com overclock forte, um upgrade pra um zen 2 para jogos não é lá muito significante. A minha recomendação pro OP é: Pega uma 2060 agora, (eu pegaria a Super de 8gb, não gosto do modelo de 6gb pra longo prazo) e DEPOIS troca toda a plataforma, de preferência por um Ryzen 3. Dá pra ir levando a 2060 legal com o 3770k.
Quanto ao Xeon, na moral, tantas razões pra argumentar pra não comprar que deu preguiça...
6) Mas basicamente é o mesmo argumente meu a favor do Ivy Bridge só que inverso: Performance = IPC vs Frequência. Até quanto esse Xeon sobe?
7) Placa chinesa é mais barato? Lógico, boa sorte mandar de volta pra china se tiver problema, o Azar é o do OP se ele escolher o barato que sai caro... Eu compro várias coisas da china, mas não compraria mobo. A pior coisa pra dar BO é placa mãe, inutiliza todo o PC, dá pau na instalação de drivers do windows se for trocar. Se for marca chinesa a bios vai ser uma porcaria, nem controle de ventoinha vai ter direito, vai ficar com um pc barulhento.... Entre outras razões. Enfim. Não vale a muquiranisse.

Ja esgotei o que tinha que falar sobre o assunto, o resto é com o OP decidir o que quer fazer. Taí multi-perspectivas pra ele analisar.
bom entao vc nao pode contestar algo que vc sequer quis assistir!!!!:john:

E nao e video de brasileiro nada haver sua colocação colega, o kerber pegou e montou a plataforma com o que de melhor havia na epoca pra por um 3770K e os resultados apareceram como apareceriam em qqr video seja de japones, americano, javanes ou o que for!!!
Pelo que parece vc nao quer aceitar a verdade, simples!:apelo:

Sobre a placa mae LGA2011, tdo nela funciona de forma normal, o controle de Fan é PWM, a Bios nao precisa de atualizacao pq essa plataforma ja nem existe mais, ela ja amadureceu ate onde podia, e por fim tudo e uma questao de ser inteligente com o proprio bolso e gastar menos x recebendo mais, CxB melhor impossivel!
No mais, me diz ai o que não é fabricado na china hoje em dia????? Seu PC inteiro se vacilar foi fabricado lá, então esse negocio de Made in China é lixo, não é bem assim mais, as coisas mudaram, lá se fabrica de tudo pq o acesso a mao de obra e barato, componentes sao todos feitos por la e/ou aos redores nos paises vizinhos, o acesso a manufatura e maquinário pra fabricação é facil la e eles tem conhecimento pra fazer as coisas, nós é que somos uns burros!

Última edição:

sephirotic

Tree of Knowledge
bom entao vc nao pode contestar algo que vc sequer quis assistir!!!!:john:

E nao e video de brasileiro nada haver sua colocação colega, o kerber pegou e montou a plataforma com o que de melhor havia na epoca pra por um 3770K e os resultados apareceram como apareceriam em qqr video seja de japones, americano, javanes ou o que for!!!
Pelo que parece vc nao quer aceitar a verdade, simples!:apelo:

Sobre a placa mae LGA2011, tdo nela funciona de forma normal, o controle de Fan é PWM, a Bios nao precisa de atualizacao pq essa plataforma ja nem existe mais, ela ja amadureceu ate onde podia, e por fim tudo e uma questao de ser inteligente com o proprio bolso e gastar menos x recebendo mais, CxB melhor impossivel!
No mais, me diz ai o que não é fabricado na china hoje em dia????? Seu PC inteiro se vacilar foi fabricado lá, então esse negocio de Made in China é lixo, não é bem assim mais, as coisas mudaram, lá se fabrica de tudo pq o acesso a mao de obra e barato, componentes sao todos feitos por la e/ou aos redores nos paises vizinhos, o acesso a manufatura e maquinário pra fabricação é facil la e eles tem conhecimento pra fazer as coisas, nós é que somos uns burros!

Que verdade cara? Parece um religioso falando. Eu ví o video (picadamente porque eu tenho mais o que fazer) depois que vc encheu o saco pra fazê-lo, não leu o que escrevi, pelo visto.

Vou repetir:
O kleber desligou spectre? Não.
Fez overclock decente? Não.
Testou outros jogos alem de BFV com over? Não. n=1.
Já cai por terra o vídeo.

Teu contra argumento são memes, sarcasmo e 3 pontos de exclamações seguidos? Eu ein.

A "verdade" é: 3770k com over dá pro gasto com uma 2060 ainda sim na maioria dos jogos.
Simples.

Enfim, pra mim já deu a discussão, último detalhe importante que vc deixou passar:
Ser fabricado na china != Ser projetado na china. E o maior problema é a dificuldade de devolver a placa mesmo.

Última edição:

paulomello2006

Active Member
Que verdade cara? Parece um religioso falando. Eu ví o video (picadamente porque eu tenho mais o que fazer) depois que vc encheu o saco pra fazê-lo, não leu o que escrevi, pelo visto.

Vou repetir:
O kleber desligou spectre? Não.
Fez overclock decente? Não.
Testou outros jogos alem de BFV com over? Não. n=1.
Já cai por terra o vídeo.

Teu contra argumento são memes, sarcasmo e 3 pontos de exclamações seguidos? Eu ein.

A "verdade" é: 3770k com over dá pro gasto com uma 2060 ainda sim na maioria dos jogos.
Simples.

Enfim, pra mim já deu a discussão, último detalhe importante que vc deixou passar:
Ser fabricado na china != Ser projetado na china. E o maior problema é a dificuldade de devolver a placa mesmo.
bem, fica com sua verdade, apenas nao influencie os outros a aceitar a mesma, 3770K ja era...o video mostra isso, nao e so em BF, ele gargala a placa de video acima de uma 1070, isso esta na internet inteira, sao videos e mais videos mostrando que ele ja teve seu tempo, tudo tem seu tempo, so vc que nao aceita!
é isso!
!!!!!!!!!

Bom dia galera!

colega, faz o seguinte, pesquisa na internet videos de como esse processador se comporta em games atuais principalmente games cpu bound (AC Odyssei, BFV etc), tire suas conclusoes e faça a sua escolha com base na unanimidade e não na paixao de alguns que insistem em impor determinadas coisas por aqui!

alanvictorjp

New Member
Obrigado pelas respostas galera! e desculpem ai se o tópico trouxe algum transtorno heheheh.
Eu já vi vários videos de testes comparando vários cpus um de lado do outro, com 3770k OC por sinal, maioria dos videos o 3770k leva os games acima de 60fps fullhd, e alguns até em ultra settings.
O mais engraçado é que o video do adrenaline com 3770k foi o que teve o pior desempenho, não sei porque.. hehe

Outra coisa galera, gosto muito de brincar de overclock, e quero ver até onde esse 3770k consegui levar num over mais forte!
comprei até um wc custom pra ver isso, mas fica registrado aqui que ja peguei esse wc pensando num upgrade futuro (intel)!

Ao amigo que tocou num assunto de plataforma, obviamente eu sei que preciso trocar todo o kit para um socket mais forte!

marcelocruz

R52600+RX470OC
Obrigado pelas respostas galera! e desculpem ai se o tópico trouxe algum transtorno heheheh.
Eu já vi vários videos de testes comparando vários cpus um de lado do outro, com 3770k OC por sinal, maioria dos videos o 3770k leva os games acima de 60fps fullhd, e alguns até em ultra settings.
O mais engraçado é que o video do adrenaline com 3770k foi o que teve o pior desempenho, não sei porque.. hehe

Outra coisa galera, gosto muito de brincar de overclock, e quero ver até onde esse 3770k consegui levar num over mais forte!
comprei até um wc custom pra ver isso, mas fica registrado aqui que ja peguei esse wc pensando num upgrade futuro (intel)!

Ao amigo que tocou num assunto de plataforma, obviamente eu sei que preciso trocar todo o kit para um socket mais forte!
Eu sinceramente nem vejo os vídeos do Adrenaline. Os caras são esforçados, mas é um monte de gente fazendo hobby e sem nenhuma noção do que tá falando e tá fazendo. Os testes são horríveis, sempre com métricas horríveis, métodos ruins, etc. Aparentemente os caras testaram só um jogo, não sei se é verdade, sinceramente nem perco meu tempo mesmo pelas razões explicadas. Se for verdade, é de dar pena.

Pra conhecer legal, precisa ir lá fora na gringa pra saber. Se qualquer pesquisa que você faça, vai ver que um 3770k não tem dificuldade pra conseguir [email protected] No entanto é aquilo: qualquer coisa acima da 1060 ou 580 será poder computacional sendo jogado fora, não será possível tirar proveito disso nos jogos modernos por conta do 3770k, um CPU ainda útil, mas totalmente ultrapassado em todo e qualquer aspecto.

dvsv

Well-Known Member
Intel é simplesmente patética, quandos toda essas CPUs de segunda, terceira, quarta geração eram relevantes eles exploraram o mercado limitando tudo a quad-core até não dar mais.
Eu sou da opinião que em 2014 no Haswell 22 nm já dava pra ter socado 6C/6T nos I5 e 6C/12T nos i7 mas a Intel resolveu enfiar uma inútil HD4600 GT2 ocupando 1/3 do die, hoje o meu I5-4570 tá no bico do corvo nos jogos atuais e tenho lá um vídeo onboard inútil que passou 99% do tempo desabilitado!

Hoje sinceramente se a pessoa já tem qualquer I5 4C/4T dessa época eu nem gastaria mais nenhum centavo nessa plataforma, pra mim é furada upgrade pra um I7.
Se vc já tem o I7 3770k deixa do jeito que tá e não gasta nenhum centavo nisso, vai levando até trocar toda a plataforma.
O motivo é que a plataforma inteira já tá ficando ultrapassada, o CPU tem trocentas falhas de segurança (tem falha até no HT que era pra ser o diferencial dos i7!) que se habilitar as correções não faço mais a mínima ideia do desempenho disso, não tem AVX2, é SMT (HT) com implementação antigo que rende menos, é mobo que está no final da vida útil e não tem suporte a tecnologias atuais (m.2, nvme, etc), DDR3 tirando um bocado de desempenho em jogos, etc, etc.
Eu vejo um monte de gente nessa altura do campeonato procurando I7 4C/8T usado pra sair de I5 4C/4T e pagando caríssimo por isso, acho que já passou o timing desse tipo de upgrade, a pessoa vai é quebrar a cara final do ano que vem com console Zen 2 8C/16T e tendo que trocar tudo novamente.
Eu sinceramente nem vejo os vídeos do Adrenaline. Os caras são esforçados, mas é um monte de gente fazendo hobby e sem nenhuma noção do que tá falando e tá fazendo. Os testes são horríveis, sempre com métricas horríveis, métodos ruins, etc. Aparentemente os caras testaram só um jogo, não sei se é verdade, sinceramente nem perco meu tempo mesmo pelas razões explicadas. Se for verdade, é de dar pena.
Review do Adrena é mto tosco, olha aqui eles dando selo bronze pra um notebook de R$2.5K com tela TN 768p:
https://adrenaline.uol.com.br/2019/06/23/59391/analise-notebook-lenovo-ideapad-330s-amd/
Existe um elefante enorme na sala que é essa tela 768p e os caras estão preocupados com RAM e SSD, coisa que qualquer idiota troca facilmente em QUALQUER notebook!
Inclusive falam que a resolução é suficiente pra "uso cotidiano" pq eles não conhecem o conceito de "área de trabalho", eles acham que a pessoa compra notebook FullHD pra imagem ficar mais bonitinha!
Tb nem testaram se o Ryzen tá sofrendo throttling ou não!

Sem brincadeira, em 2011 ou 2012 (isso, 7~8 anos atrás) o Anandtech recebeu um notebook Acer com uma dessas telas lixos 768p e o autor do review ficou tão p#%@ da vida que ele disse lá no próprio review que não iriam mais testar notebooks 768p, de como esse tipo de tela era inaceitável e tal!
Tem até artigo de trocentos anos atrás do Linus torvalds ( o criador do Linux) descendo a lenha nesses notebooks 768p e cá estamos nós, avançando pra década de 20 do século 21, com review 100% brasileiro, verde-amarelo, fazendo vista grossa e ignorando tela 768P TN em notebook! :D

Última edição:

diegoizel

New Member
Se vai rodar 1080p @ 60fps o 3770k + RTX 2060 tá tranquilo.

Deixa sair esses ryzen 3000 pra ver se valem a pena. Não vale a pena trocar o 3770k por algum processador Ryzen da serie 2000 nessa altura do campeonato com um lançamento iminente.

sveenom

New Member
Segura OP, não vai ficar aquela maravilha, mas quando trocar de plataforma já vai estar com placa de video. Fiz um escolha bem parecido e não me arrependo, isso que uso um i5 2400.
Quando aos xeon, estava pesquisando muito. Isso é uma pescaria absurda, se for pra comprar la fora o R5 1600 custa praticamente o mesmo valor, com uma mobo biostar. E esses ryzen não batem esse processador.

O que gerou essa febre dos Xeon aqui no Bostil foi esse video

Um boçal forçando essa "noticia" bombastica pra ganhar viwers.

gueras

New Member

Cara já não vale a pena há uns 3 anos no mínimo... vc vai deixar FPS demais na mesa.

hinokakera

Lemmingball Z

O PC Build tem uma calculadora que dá uma estimativa se vai dar bottleneck ( gargalo) por causa do processador, dá para ter uma ideia:
https://pc-builds.com/calculator/Core_i7-3770K/GeForce_RTX_2060/002137pm/16/
Esse resultado seria com 30% de overclock.

Teoricamente você já tem um leve gargalo ( depende do jogo) com o teu i7 3770k com a RX 570.

Minha opinião pessoal: Se os jogos estão rodando bem no teu pc atual ( que você jogue), e no geral está te fazendo feliz, espere os novos processadores da AMD lançar ( e dá Intel quem sabe), e faz upgrade no teu pc daqui alguns meses quando tiver uma promoção.

Se comprar um Water Cooler ou Air Cooler novo que dê para usar no socket AM4 e no próximo da Intel eu não acharia ruim comprar agora esse item. Já a nova placa de vídeo ficaria subutilizada, talvez você não irá ver tanta diferença de uma RX 570 para uma RTX 2060 (dependendo do jogo).

Pra conhecer legal, precisa ir lá fora na gringa pra saber. Se qualquer pesquisa que você faça, vai ver que um 3770k não tem dificuldade pra conseguir [email protected] No entanto é aquilo: qualquer coisa acima da 1060 ou 580 será poder computacional sendo jogado fora, não será possível tirar proveito disso nos jogos modernos por conta do 3770k, um CPU ainda útil, mas totalmente ultrapassado em todo e qualquer aspecto.
Sei que o calculo do pc-builds.com calculator não é exato, dá uma ideia do gargalo para diferentes configurações, mas achei legal que o teu comentário é a mesma conclusão do site, ou seja, no PC atual dele no máximo uma GTX 1060 ou RX 580 é o ideal (1080p).

O ruim dos Core i7 ( Quad Core/ 8 Threads) é por ter apenas 4 núcleos físicos, meu Core i7 4770k a 4.1Ghz faz 458 pontos single thread, mas perde feio para qualquer Ryzen de 6 núcleos em Multi-Thread
https://valid.x86.fr/yltm8h

Se a Intel tivesse lançado o i7 3770k e i7 4770k com 6 núcleos e 12 threads iam ser "monstros" até hoje. Para o meu uso o i7 4770k ainda me satisfaz, mas consigo notar a lentidão dele como conversão de vídeo e outras tarefas.

Usuários que estão vendo esse Tópico (Users: 0, Guests: 1)